PALESTRANTES

Abertura e Worshop

AMERICO PINTO

Founder and Chair at | PMO Global Alliance

Americo Pinto é reconhecido internacionalmente como um dos principais especialistas em PMO e tem mais de 25 anos de experiência em PMOs, Gestão de Projetos e Estratégia Empresarial como Executivo, Consultor, Pesquisador, Palestrante Internacional e Autor de várias publicações. Adquiriu sua experiência em grandes multinacionais e, em 2017, fundou a PMO Global Alliance, se tornou a maior organização profissional dedicada a PMOs no mundo, com mais de 20.000 membros de mais de 120 países. Americo Pinto possui várias certificações internacionais, tais como PMP®, PMO-CP®, PMO-CC®, e IPMA-A®, um mestrado em Administração de Empresas, e é candidato ao doutorado na Universidade de Bordeaux, na França. Recentemente recebeu nos EUA o PMI Distinguished Contribution Award por suas significativas contribuições para a área de gerenciamento de projetos e foi nomeado um dos mais influentes especialistas em PMO do mundo três vezes nos últimos quatro anos.


Encerramento

Gino Terentim é empreendedor, professor e curioso. Filho de Dona Arlette e Seu Gino, marido da Lu e pai da Isabel, construiu sua trajetória em busca de tornar o mundo um lugar ainda melhor por meio da educação.É Doutor em Administração com ênfase em Gerenciamento de Projetos pela Université de Bordeaux, com MBA em Gerenciamento de Projetos e MBE em Economia pela ESALQ/FEA - USP. Foi Coordenador Geral de Gerenciamento de Projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e também esteve à frente do PMO Corporativo da Caixa Econômica Federal. Possui profundo conhecimento e experiência em Agilidade, Inovação, Planejamento Estratégico Gestão de Mudanças e Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios. Exerceu o papel de Presidente do Capítulo Distrito Federal do PMI (Project Management Institute), e de Embaixador da Singularity Brasília Chapter e do Lean Startup, realizando trabalhos voluntários para o desenvolvimento do Distrito Federal e do país.

GINO TERENTIM

Empreendedor | TEDx Speaker | Autor


Workshops

DANIEL MACHADO

Engenheiro | MBA Gestão Empresarial | Gerente de Projetos

Daniel Machado, Engenheiro Civil, atualmente está cursando MBA em Business Intelligence Management & Analytics pela UNIFACS, possui também MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Conta com mais de 20 anos de experiência na área de Planejamento e Projetos, atuando em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, inclusive com atuação internacional (México). Trabalhou nos segmentos de Infraestrutura Civil, Hidrelétricas e Indústria. Também entregou alguns projetos relacionados a TI. Atua em gestão portfólio de projetos (PMO) CAPEX/OPEX com governança, criação e manutenção de procedimentos e fluxos. É destaque nas apresentações e dashboards onde reporta resultados à alta e média direção, para alinhamento estratégico.

Eleine Passos: Baiana, apaixonada pelo desenvolvimento e impacto humano. Coach, Mentora de líderes organizacionais e empresários. Palestrante e Consultora organizacional. Especialista em Comportamento humano, Planejamento, Produtividade, Alta Performance e Liderança.TEDx Speaker - Tema: Pare de Procrastinar a Ação. Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de Projetos e Estratégia de Negócios. Atuou mais de 15 anos como Gestora de Projetos de pequeno a grande porte no Estado da Bahia e em Multinacionais. Voluntária PMI Bahia por 12 anos. Co-autora do Livro “Manual do Executive Coaching”.

ELEINE PASSOS

Mentora de Líderes | TEDx Speaker | Coach

ELENILZA VARGAS

Master Coach | TEDx Speaker | Professora

Elenilza Vargas: Sou mulher, mãe, um ser humano em evolução. Sou conexão, emoção, empatia, simplicidade, aprendizado, acolhimento, leveza, resultado. Master Coach, Especialista em Coaching Executivo, Palestrante, Professora, Mentora de Comunicação Não Violenta - CNV, Propósito e Liderança, Co-autora do Livro “Manual do Executive Coaching”, TEDx Speaker 2022 “Como humanizar as suas relações no trabalho”. Contadora, Especialista em Tributos e Controladoria para Gestão de Negócios, com ais de 20 anos de experiência como líder.

Zandra Daiane, é gerente de Projetos, palestrante e uma das expressivas autoridades em Treinamentos em Oratória. Ela é Master, Trainer e Practitioner em PNL (Programação Neuro Linguística). Analista de Perfil Comportamental. Especialista em Gestão e em Auditoria em Sistemas. Autora dos Livros: Agora Eu Falo, A Menina Palestrante e um Microfone de Presente. Idealizadora da Mentoria Fala Confiante e Diretora de Treinamento e Desenvolvimento do Instituto ZD Desenvolvimento Humano.

ZANDRA DAIANE

Mentora em Oratória I Master Trainer em PNL I Líder Projetos


Cases de Projetos

ALAN CORREIA

MBA Gestão da Inovação e Empreendedorismo | Professor

Alan Correia é coordenador de inovação e professor com mais de 10 anos de experiência em projetos de tecnologia da informação. Há 3 anos atua na área de inovação, conduzindo processos de transformação cultural, transição digital e adoção de práticas ágeis (Scrum, Kanban, OKR). Também é formado em análise e desenvolvimento de sistemas e tem MBA em gestão da inovação e empreendedorismo. É apaixonado por tecnologia e inovação e acredita que essas ferramentas podem ser usadas para melhorar a vida das pessoas.

Formação acadêmica em ciência da computação e administração com extensão em matemática e estatística, colaborando para construção de soluções com análise de dados desde 2003, liderando atualmente a HORUS CDA (ciência de dados aplicada), uma empresa que aplica ciência de dados em seus clientes em busca do melhor caminho para atingir seus resultados.

DANILO ANDRADE

Cientista da Computação | Administrador

DANUSA ABRAMCHUK

Engenheira | MBA Gestão Empresarial | MBA Finanças

Danusa Abramchuk Cervi, engenheira química pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, pós-graduada em MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, MBA em Finanças pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e certificada em Gestão da Mudança pela PROSCI. Possui 18 anos de experiência na Braskem, tendo atuado principalmente na área de engenharia de processo e gerenciamento de projetos em um ambiente multicultural, voltado à inovação, sustentabilidade, melhores práticas, competitividade e pessoas. Durante a trajetória profissional, teve a oportunidade de contribuir e liderar a implantação e evolução de vários programas, processos e ferramentas de gestão de projetos da organização: sistemática FEL, Qualidade do FEL, Gerenciamento de Risco, Práticas de Agregação de Valor, Viabilidade financeira/econômica de projetos, Lições Aprendidas, Comunidades de Conhecimento e Post Audit dos projetos concluídos. Atualmente responsável pela área de Melhores Práticas do PMO.


Painel Melhores do Ano Projeto e PMO

Mediadora

IZABEL SANTANA

Administradora | Mestra Planej. Urbano | MBA Gestão projetos | Coach

Administradora de Empresas com especialização em Consultoria de Organizações e Administração de Recursos Humanos. Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. MBA em Gestão de Projetos pela FIA/USP e PMP desde 2004 e Prince2® Foundation em 2019. Formação em Coaching Executive e Life Coaching pelo ICI – Integrated Coaching; Certificação para aplicação do MBTI®- Myers Briggs Indicator e Qualificação em Gestão de Conflitos - TKI™. Formação em PNL, Design Thinking, Design Instrucional, Metodologia 6Ds. Facilitadora em Art of Hosting, Teoria U, CNV e Metodologias de Diálogos Apreciativos. Atuou como Gerente da Escola de Gestão de Negócios da Universidade Petrobras responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Gestores e Líderes e do Programa de Desenvolvimento de Competências Técnicas e Comportamentais. Voluntária do PMI-BA atuando no Conselho Fiscal nos exercícios 2019/2020 , 2021/2022 e 2023/2024. Terapeuta em Praticas Integrativas Complementares de Saúde- PICS, atuando como voluntaria na facilitação de Rodas de Terapia Comunitária Integrativa – TCI no Programa Cuidadoteca da UFBA e na Fundação Lar Harmonia. Atua na Crisálida Consultoria e Treinamento como Coaching Executive e Design de Processos de Aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Gestão de Projetos pela Unijorge, possui as certificações internacionais Project Management Professional (PMP®️) pelo PMI e PMO Certified Practitioner (PMO-CP©) pela PMO Global Alliance. Com mais de 15 anos de experiência, atualmente ocupa o cargo de Gestora do Escritório de Projetos da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) desde 2014 e também já atuou nas áreas de gestão de pessoal e administrativo-financeira. Vencedora da 1ª edição do Prêmio Melhores do Ano, realizado em 2019, na categoria de Melhor Gestor de PMO do Estado pelo PMI-BA.

FERNANDA FREAZA

Administradora | Gestora de PMO

JOSÉ SANTANA

Mestre Saúde Coletiva | Médico

Graduado em medicina e mestre em saúde coletiva pela UFBA. Doutorando em saúde coletiva pela Unifesp. Empregado de carreira da Fundação Estatal Saúde da Família, atualmente cedido à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), atuando na presidência como assessor de conformidade, controle interno e gerenciamento de riscos.

Formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Bahia, com graduação sanduíche em engenharia aeroespacial na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e atua com gestão de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no CIMATEC desde 2019. Desde fevereiro deste ano, está à frente do PMO do SENAI CIMATEC, liderando um time de cerca de 20 gerentes de projetos, com uma carteira de mais de 100 projetos, com valor total na ordem de R$ 1 bilhão.

LUCAS FREITAS

Engenheiro | MBA Gestão Empresarial

LUÍS GUSTAVO BRAGA

Engenheiro | MBA Gestão Projetos | MBA Finanças Auditoria e Controladoria

Luís Gustavo H.M. Braga, engenheiro civil de formação pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, pós-graduado MBA em Gerenciamento de Projetos pela UCSAL – Universidade Católica de Salvador e MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Atuando na área de construção, planejamento, gerenciamento de projetos, portfólio e PMO há mais de 25 anos em diferentes segmentos: siderúrgica, química e petroquímica. Maior parte da trajetória profissional trabalhando na Braskem S.A. (20 anos) e nesse tempo, tive a oportunidade de implantar a maioria dos processos e ferramentas de gestão de projetos da empresa. Atualmente responsável e Líder da área de Portfolio & PMO Global, responsável pela Gestão do ciclo de portfólio de projetos de CAPEX, Procedimentos Globais, Orçamento de Projetos, Melhores Práticas, KPIs, Benchmarks e Pós-auditoria dos projetos concluídos.

Marcia Suêde Motta, mãe de Pedro e Tiago e atleta de stand up padlle. Economista, Professora universitária. Especialista em pequenos negócios e gerenciamento de projetos, com experiência nas áreas de Gestão de Projetos, Sustentabilidade, Inovação, Gestão por Processos, Ouvidoria e Consultoria Empresarial. Atualmente é analista e Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae/BA, tendo sido premiada em 2022 como Melhor Gestor de Projetos do Ano pelo PMI/BA.

MARCIA MOTTA

Gestora de Projetos | Professora

NILDETE GAVAZZA

MBA Gestão Negócios | Gestão de TI | Gestora de Projetos

Analista de TI, bacharel em matemática pela Universidade Católica de Salvador (BA), pós-graduada Lato Sensu em Gestão de Negócios pela UNIFACS, especialização em Gestão de Tecnologia da Informação pela UNIJORGE, certificada Project Management Professional (PMP®) pelo Project Management Institute (PMI®), com mais de 40 anos de experiência em empresas de Tecnologia da Informação do Governo e há 19 anos atuando com gerenciamento de projetos e também como gerente de Escritório de Projetos, sendo responsável pela implantação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos na Prodeb e no Governo do Estado da Bahia. Atualmente atua como responsável pelo Escritório de Projetos Departamental da Secretaria de Tecnologia do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), participou da definição e implantação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do TJBA. Eterna entusiasta desta profissão.


UNIVERSIDIA

GERHARD TEKES

Gestor de Empresas | Projetos e Programas | Especialista em Desenvolvimento Organizacional e transformação Digital

30++ anos de expertise na gestão de projetos, programas, processos e na gestão executiva em diversas indústrias. Colaboração como Gerente de Projetos ou Consultor em projetos e na recuperação de projetos de R$3Bi++, projetos de alta complexidade e na implementação e gestão de PMOs e estruturas de Compliance. Experiência multidisciplinar em diversos setores como, Saúde, Construção pesada, TI, E‐Comerce, Manutenção, Governo, Petróleo e Gás, Mineração e Saneamento Básico. Instrutor e Mentor com 500++ profissionais apoiados na bem sucedida obtenção da certificação de PMP e Professor / Instructor em cursos de MBA nacionais e internacionais. Voluntariado no PMI e Na PMIEF há 20++ anos. Engajado nas áreas de Agilidade Organizacional, Otimização de Cadeia de Valor, Estruturação de PMOs e Gestão de Complexidade.

LÚCIA ALMEIDA

Presidente do PMI-BA

ISABELLE SILVA

Gerente de Afiliação do PMI-BA

MICHELE BARBOSA

Engenheira | Mestre em Gestão, Processos, Sistemas e Engenharia | MBA Gestão de Negócios

Mestre em Gestão, Processos, Sistemas e Engenharia. MBA Gestão de Negócios. Certificação PRINCE2 e PMP Engenheira Eletricista.

Professor Salomão é coordenador executivo do Projeto de Adequação e Revitalização do Hospital Geral de Salvador e Pesquisador em P&D Inovação do Escritório do Sistema de Defesa, Indústria e Academia (SISDIA) do Exército Brasileiro na 6ª Região Militar (Bahia e Sergipe). Atua, também, como Professor, Palestrante, Consultor, Assessor Estratégico na linha de pesquisa de aperfeiçoamento e melhoria da Gestão nas áreas de Logística, Sustentabilidade, Educação, Defesa e Segurança e Administração Pública, bem como, Empresarial, objetivando a melhor qualidade e competitividade nos projetos. Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, mestrado em Ciências Militares pelo Ministério do Exército e especialista em: Logístics and Transportation for the Executive Manager, Logística e Mobilização, Logística Empresarial, Empreendedorismo pela Strategic Management of Competitiveness and Innovation for the Executive Manager, Coordenação Pedagógica, Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (Estratégico),Gestão Ambiental e Gestão da Administração Pública. É participante do Conselho de Defesa da FIEEB (CONDEFESA/BA) e tem experiência como Superintendente do Patrimônio da União na Bahia e Conselheiro Nacional de Trânsito. Exerceu as funções de Coordenador de Responsabilidade Social do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), de Conselheiro Municipal de Meio Ambiente. Desempenha a função de Professor dos Cursos de Graduação e Especialização em diferentes IES, tais como UNIJORGE, CIMATEC, Universidade Católica de Brasília, Escola de Formação Complementar do Exército, etc. Tem experiência na área de Engenharia e Administração, com ênfase em Operações Logísticas, Logística Reversa, Planejamento Estratégico, Gestão Ambiental, Defesa e Segurança e Administração Pública.

SALOMÃO SANTANA

Professor | Mestre em Aplicações Militares | Bacharel em Ciências Militares


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