Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.
Para obter a Certificação PMP®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP®.
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:
Em todo mundo existem mais de 230.000 profissionais certificados PMP que prestam serviços em 165 países. Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP®, tanto para desenvolvimento individual na organização quanto para obtenção de um emprego.
Informações sobre o Exame de Certificação
O Exame de Certificação PMP® é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de:
Os profissionais que não passarem no exame poderão enviar para o PMI um formulário para refazer o exame (Re-examination Form) até um ano após o último exame realizado.
No site do PMI® (www.pmi.org) você encontra informações detalhadas sobre:
Respostas para Perguntas Freqüentes (Certification FAQ)
Visão Geral dos Requisitos para Continuidade da Certificação
O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals e a manutenção da Certificação PMP®.
Os propósitos do CCR são:
Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI® (PMI® Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.
O que é PDU?
PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.
Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.
Como devem ser reportadas as atividades dos Requisitos de Continuidade da Certificação?
Os profissionais certificados PMP® são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP® Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI® - www.pmi.org), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail para pmirecords@pmi.org. Transcrições das atividades serão enviadas para os certificados anualmente. Eles podem visualizar suas CCR transcriptions online através do site do PMI® (www.pmi.org) e também podem reportar atividades eletronicamente através do site.
Registro de PDUs
Todos os certificados devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.
Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook que pode ser acessado através do site do PMI® (www.pmi.org).
Esta certificação é a certa para mim?
Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja própria para você: