RSS PMI-BA Notícias de PMI-BA Fri, 06 Dec 2019 13:33:12 -0300 Fri, 06 Dec 2019 13:33:11 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmiba.org.br/rss Agile Bahia Insigths Fri, 29 Nov 2019 11:10:15 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/366/?agile-bahia-insigths.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/366/?agile-bahia-insigths.html
Na foto: Robervan, Edilson, Rafaela, Aurélio, Ednir e Anderson (Coordenador do Tecno Business)

Osmar França, diretor de Projetos Especiais iniciou o evento divulgando o PMI e os projetos realizados pelo PMI-BA.

Em seguida iniciaram as palestras com o Ednir Botelho palestrando sobre Inovação e Agilidade no Mundo Exponencial, na sequência a Rafaela Luiza Souza palestrando sobre Design Thinking e finalizando com Robervan Hohenfeld palestrando sobre o Scrum.

Após as palestras, os palestrantes responderam às perguntas dos participantes e também falaram sobre os eventos realizados pelo PMI-BA.

E para finalizar, o PMI-BA sorteou três brindes entre os participantes.

Além do diretor e dos palestrantes também estiveram presente  pelo PMI-BA  o gerente de projetos do evento, Edilson Leme de Siqueira e o presidente  do PMI-BA, Aurélio Sant´Anna.


]]>
Programa Ações Sociais – Workshop Praticando o Gerenciamento de Projeto Wed, 06 Nov 2019 14:26:12 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/365/?programa-acoes-sociais--workshop-praticando-o-gerenciamento-de-projeto.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/365/?programa-acoes-sociais--workshop-praticando-o-gerenciamento-de-projeto.html

A Diretoria de Afiliação & Voluntariado, através do Programa Ações Sociais, tem capacitado ONGs em Gerenciamento de Projetos, entre elas, a Associação Baiana de Cegos (ABC).

No dia 19 de outubro, foi realizado o workshop “Praticando o Gerenciamento de Projetos” com voluntários do PMI-BA e associados da ONG. O voluntário Pedro Felipe, que conduziu o evento, iniciou com um bate papo sobre gerenciamento de projetos, aplicando os conceitos à realidade da associação e ao dia a dia dos indivíduos.

Em seguida, foi realizada uma dinâmica entre os participantes, o Jogo das Torres, que trabalhou de forma lúdica a gestão de tempo, recursos, pessoas e o trabalho em equipe. Além disso, foram apresentados alguns documentos essenciais para os projetos que serão desenvolvidos e executados pela própria ONG, sob orientação do PMI, como parte do Programa Ações Sociais.

 

Fique atento ao site do PMI Bahia Chapter e acompanhe as novidades sobre as ações sociais do Capítulo.]]>
Grupos de Estudos Técnicos Certificação PMP/CAPM entrega resultados! Wed, 06 Nov 2019 12:46:28 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/364/?grupos-de-estudos-tecnicos-certificacao-pmpcapm--entrega-resultados.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/364/?grupos-de-estudos-tecnicos-certificacao-pmpcapm--entrega-resultados.html
O Grupo de Estudos promove a troca de conhecimento entre os profissionais participantes e os presentes que já possuem a certificação. São encontros que oferecem a excelente oportunidade para consolidar seu conhecimento na área e lhe dar um empurrão para ser diferenciado no mercado de trabalho.


Rodrigo Magela, à direita do foto, ao lado de Aurélio Sant’Anna, presidente do PMI Bahia Chapter

“Há mais de 6 anos completei minha pós-graduação em Gestão de Projetos e aguardei ansiosamente o momento para obter a desejada certificação PMP. Porém, algumas dificuldades vieram e acabei adiando o exame. Mas não desisti. Tomei conhecimento do grupo de estudos técnicos organizado pelo PM-Bahia em 2019 e decidi participar. O grupo foi essencial para meu sucesso, facilitando e encurtando os caminhos na difícil preparação para o exame.
Agradeço muito aos colegas pela troca de conhecimentos e pela energia positiva que nos motiva a seguir em frente. Também sou grato aos instrutores Evaldo Lisboa Queiroz, Luiz Arthur Fernandes e Pedro Felipe Ramos pela total dedicação ao grupo de estudos. Todos fazem parte dessa conquista!”  relata Rodrigo.



Fique atendo à nossa agenda de 2020, e faça parte desse Grupo!]]>
5ª Edição do GPjr Nacional 2019 - Proibido Estacionar Tue, 05 Nov 2019 12:26:43 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/363/?5a-edicao-do-gpjr-nacional-2019---proibido-estacionar.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/363/?5a-edicao-do-gpjr-nacional-2019---proibido-estacionar.html

No dia 26 de outubro de 2019 aconteceu em Salvador/Ba, no Fiesta Hotel Bahia, a 5ª edição do GPjr Nacional 2019 – Proibido Estacionar, evento que teve como público alvo jovens empresários juniores, onde foram realizadas palestras, workshops, hakathon e momentos inspiradores com representantes do PMI-BA, um dos parceiros do evento.

Os momentos inspiradores foram promovidos pela Partner Chapter do PMI Global - Hellen Almeida, com a palestra sobre “Momentos NewGenPM: Nova Geração de Gerentes de Projetos, tendências e oportunidades”, Almeida também falou sobre o PMI e os próximos 50 anos; e pelos voluntários do PMI Bahia Chapter, na pessoa da Diretora Lucia Almeida, que fez uma apresentação sobre “Agilidade no gerenciamento Prática com uso de ferramentas e técnicas ágeis”; o Diretor de Projetos Especiais - Osmar França, Cláudio, Edilson Leme e Tatiane Silva, que compartilharam suas experiências vivenciadas com PMI-BA e apoiaram as equipes finalistas do desafio hakathon.



“O GPjr é uma organização sem fins lucrativos que acredita que os jovens Empresários Juniores podem entregar mais e melhores projetos se tiverem acesso a boas práticas de Gerenciamento de Projetos.” (https://www.gpjr.com.br/)

Durante o ano de 2019, os empresários juniores participaram dos desafios promovidos nas etapas regionais que ocorreram em “Campinas/SP (Sudeste), Rio Branco/AC (Norte), Aracaju/SE (Nordeste), Florianopólis/SC (Sul) e Cuiabá/MT (Centro-Oeste)”. Os vencedores de cada região aterrissaram em Salvador/Ba para competir entre si e idealizar uma solução para um problema real da empresa patrocinadora do evento, a Bancobrás.



O evento foi #energizante, muito característico à Bahia e ao público jovem, que fizeram com que a jornada fosse intensa e contagiante.]]>
2ª Edição do “Compartilhando Experiências” realizada com sucesso! Mon, 28 Oct 2019 19:18:40 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/361/?2a-edicao-do-compartilhando-experiencias-realizada-com-sucesso.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/361/?2a-edicao-do-compartilhando-experiencias-realizada-com-sucesso.html

Assim podemos considerar a 2a edição Compartilhando Experiência realizado no dia 24 de outubro de 2019, onde foi discutido o tema “Soft Skill necessário para gerir pessoas em Projetos”, um bate-papo importante e necessário conduzido por Raquel Crispiniano.

O tema bem fundamento, propiciou uma discussão enriquecedora, onde os participantes puderam identificar e relatar as habilidades e competência desenvolvidas, até mesmo empiricamente, em suas experiências vivenciadas em projetos.

A contribuição do público é sempre importante para que o objetivo do evento seja alcançado. As experiências compartilhadas foram complementares e também serviram de start para aqueles que estão vivendo situações semelhantes e/ou poderão vivenciar.

Acompanhe a nossa agenda de eventos e não perca a oportunidade de compartilhar experiências!]]>
Mudança no exame PMP ficará para julho de 2020 Fri, 20 Sep 2019 11:06:09 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/360/?mudanca-no-exame-pmp-ficara-para-julho-de-2020.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/360/?mudanca-no-exame-pmp-ficara-para-julho-de-2020.html

Mudança no exame PMP ficará para julho de 2020


Em junho desde ano, o PMI anunciou que haveria uma mudança significativa no exame para certificação do PMP - Project Management Professional. As partes interessadas começaram imediatamente a compartilhar feedbacks, o que levou o Instituto a entrar num consenso, decidindo que eles precisariam de mais tempo de preparação, postergando a mudança no exame do PMP para o próximo ano.

O último dia para os candidatos terem acesso a versão atual, será em 30 de junho de 2020. A partir de 1 de julho de 2020, o exame do PMP estará atualizado com os novos conteúdos

Atualizações do Exame

A cada 3-5 anos o PMI realiza uma pesquisa, para compreender como a profissão progrediu, qual o impacto gerado pelas novas tendências, e as alterações sofridas nas responsabilidades dos gestores de projetos. A última etapa dessa pesquisa foi conduzida em 2015, resultando no conteúdo atual do PMP.

Especialistas no assunto de empresas líderes ao redor do mundo, tem ajudado o PMI a definir o PMP do futuro. Com o avanço desse esforço, o PMI informará os principais acontecimentos, e ajudará aos interessados em realizar o exame, na preparação das mudanças que estão por vir.

Para acessar o anúnicio oficial no site do PMI Global, clique aqui

]]>
Ação Social no SGPL 2019 Thu, 12 Sep 2019 19:55:25 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/359/?acao-social-no-sgpl-2019.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/359/?acao-social-no-sgpl-2019.html
Patrícia Cunha, diretora de Afiliação & Voluntariado, responsável pelo Programa de Ação Sociais, e Marcelo Neves, Gerente de Programa, iniciaram o evento divulgando a atuação do PMI-BA junto às ONGs. Em seguida, agradeceram a presença das instituições convidadas: o abrigo de idosos ACCABEM (Associação Casa de Caridade Bezerra de Menezes), a Creche Escola Futura Geração, o projeto de assistência a refugiados "Refúgio em Salvador", da Unifacs, e a associação de apoio às pessoas com deficiência visual ABC (Associação Baiana de Cegos).



Desde 2018, a instituição ABC é atendida pelo Projeto de Capacitação das ONGs (no Programa de Ações Sociais), quando também participou da Dinâmica das ONGs no SGPL.

Marcelo Neves e o palestrante convidado, Neilson de Jesus, apresentaram conceitos da modelagem Canvas de Projetos, distribuíram as equipes com as ONGs, envolvendo participantes do seminário e voluntários do PMI, e orientaram os grupos no planejamento de projetos reais das Organizações ali presentes.

Durante a Dinâmica, houve uma integração muito produtiva entre todos os presentes, que resultou no desenho de quatro relevantes projetos, que deverão ser desenvolvidos e aplicados pelas referidas ONGs.



Esteve presente no evento, o Presidente do PMI-BA, Aurélio Sant´Anna, que agradeceu a presença das ONGs e ressaltou a importância do Programa de Ações Sociais para o PMI-BA, destacando o Projeto de Capacitação das ONGs pelas contribuições junto ao segmento social.

Encerrando o evento, Patrícia Cunha e Marcelo Neves agradeceram a presença de todos e parabenizaram a atuação do Gerente do Projeto Capacitação das ONGs, Tiago Santana, que também atuou como gerente da ação social no SGPL 2019. Também cumprimentar a excelente atuação de todos os voluntários envolvidos no evento.



Interessado em atuar como voluntário no Programa de Ações Sociais do PMI-BA? Basta enviar uma mensagem para: gp.voluntariado@pmiba.org.br.

Confira as fotos clicando aqui


]]>
PMI Bahia Chapter e Usesoft Mon, 02 Sep 2019 23:17:35 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/356/?pmi-bahia-chapter-e-usesoft.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/356/?pmi-bahia-chapter-e-usesoft.html
Veja nas palavras do Sr. Abel M. Costa, Sócio Proprietário da Usesoft, os motivos que levaram a "Usesoft" a se tornar uma Empresa Mantenedora do PMI Bahia.]]>
Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano é notícia - Categoria Melhor Projeto Sat, 31 Aug 2019 15:25:58 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/334/?premio-pmi-bahia-melhores-do-ano-e-noticia---categoria-melhor-projeto.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/334/?premio-pmi-bahia-melhores-do-ano-e-noticia---categoria-melhor-projeto.html A “Modernização do Registro de Sessões”, que consistiu na instalação da solução de captura, edição, automação, transcrição e indexação de áudio e vídeo nas sessões de julgamento do 2º Grau, venceu o “Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano” na categoria “melhor projeto”. A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (22).

Iniciativa do setor de Taquigrafia, hoje Coordenação de Gravações e Registros, o projeto surgiu da necessidade de modernização das atividades, com o intuito de prestar um serviço mais ágil e também melhorar as condições de trabalho dos servidores e colaboradores.

À frente da Coordenação de Gravações e Registros, Ive Alencar lembra como eram realizadas as atividades, chamando atenção para os benefícios alcançados com o uso da tecnologia.


Hoje, conforme conta a Coordenadora, é possível acessar o conteúdo audiovisual das sessões, ao vivo, diretamente pelo site institucional. Ao final das sessões, os vídeos permanecem disponíveis e, a qualquer tempo, podem ser visualizados sem a necessidade de solicitação, salvo quando o usuário deseje fazer o download do arquivo. Nesses casos, para os quais o interessado deve fazer solicitação e pagamento, o link é enviado por e-mail e o solicitante tem 24h para baixar o arquivo.

A equipe da Coordenação de Gravações e Registros também avalia como extremamente positivo o avanço dos últimos três anos. Pérola Figueiredo e César Augusto, que acompanharam de perto toda a mudança, contam que não foi fácil, mas que tem sido gratificante. Pérola fala ainda que a transformação contribuiu para a valorização do setor.

“Cresceu muito, o setor cresceu muito. Está sendo visto não só por nós que trabalhamos aqui, mas por todo mundo. Todo mundo comentando, os advogados falando, ah, mudou, está de mudança, que bom”, afirma a servidora.

Na solenidade, além do projeto, foi premiado também o responsável por sua realização. O Projeto “Modernização do Registro de Sessões”, que tem a Secretaria Judiciária (Sejud) como unidade demandante, é gerido pela PMP (Gerente Profissional de Projetos) Nildete Gavazza, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim).

Para Gavazza, a vitória representa um grande avanço para o TJBA, especialmente por ser a cultura da gestão de projetos algo ainda incipiente na Corte baiana. “Para um Tribunal que entrou nessa linha de gestão de projetos há mais ou menos 3 anos, eu acho que é um grande avanço ter alcançado o prêmio de melhor projeto da Bahia, afinal é um território grande”, pondera.

Assim também acredita o Servidor Pedro Vivas, responsável pelo Escritório de Projetos e Processos Estratégicos (EPPE), unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), finalista na categoria “melhor PMO” (escritório de gerenciamento de projetos).


O EPPE, entre outras atribuições, é responsável por coordenar o Portfólio de Projetos Estratégicos do TJBA, auxiliando as áreas no gerenciamento e execução de seus projetos. A gestão do Portfólio permite que o Comitê de Governança priorize ações e realize investimentos de forma direcionada ao Plano Estratégico do Tribunal.

A premiação ocorreu durante o Seminário de Gestão, Projetos e Liderança (SGPL), promovido pela PMI Brazil – Bahia Chapter. Sua realização buscou valorizar as empresas e os profissionais que, via projeto, realizaram um feito de expressiva representatividade para a sua organização.

O Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos. Fundado em 2003 e alinhado às diretrizes do PMI Global, o PMI Bahia Chapter atua em todo o estado disseminando a cultura de gerenciamento de projetos por meio de cursos, palestras, workshops e congressos.


Veja a notícia no site do Vencedor, clicando aqui
PS - O texto no site do vencedor é a versão original oficial e diponivel na rede. 

]]>
Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano é notícia - Categoria Melhor PMO Sat, 31 Aug 2019 14:58:58 -0300 https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/333/?premio-pmi-bahia-melhores-do-ano-e-noticia---categoria-melhor-pmo.html https://pmiba.org.br/noticia/visualizar/id/333/?premio-pmi-bahia-melhores-do-ano-e-noticia---categoria-melhor-pmo.html O Project Management Institute (PMI) capítulo Bahia realizou nesta quinta feira (22) a 1ª edição do Prêmio Melhores do Ano 2019. Nesta edição, o Escritório de Gerenciamento Projetos da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi reconhecido como o melhor PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos) da Bahia, no ano de 2019.

A solenidade de premiação ocorreu durante o Seminário de Gestão, Projetos e Liderança da Bahia –SGPL 2019, um dos maiores eventos que dissemina as práticas em gestão de projetos da Região Nordeste.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer a excelência e a inovação no desenvolvimento e amadurecimento de PMOs (Escritório de Gerenciamento de Projetos) no Estado de Bahia, que são fundamentais no apoio e promoção da gestão eficaz de projetos em suas respectivas organizações. Esta premiação reconhece os esforços empenhados na implementação de novas ideias, métodos ou processos que levaram a melhorias mensuráveis e a obtenção de benefícios perceptíveis em organizações localizadas no Estado da Bahia.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) da FESF-SUS concorreu com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A escolha do vencedor foi realizada em duas etapas. A primeira formada por uma comissão de avaliação composta por profissionais experientes e atuantes no mercado, que avaliou o projeto e a documentação exigida no ato da inscrição, correspondendo a 70% da nota, e a segunda avaliada pela plateia presente no evento, que apreciou a apresentação da experiência e foi responsável pelo percentual restante. Nas duas avaliações, a nota da FESF-SUS foi superior ao concorrente.

Além desta premiação, também houve a indicação para o Melhor Projeto do Ano 2019 conquistado pelo TJBA. A apresentação da FESF-SUS foi conduzida pela Gestora do EGP, Fernanda Freaza, que destacou: “é uma grande satisfação, ter iniciado a implantação do PMO na FESF-SUS, ser finalista da 1ª edição do prêmio e ter a nossa instituição como vencedora no nosso Estado. Percebo que todo esforço da equipe foi muito importante e estamos cada vez mais trabalhando em busca dos resultados. O prêmio foi um momento rico para a troca de experiências e reconhecimento do trabalho realizado! ”. Na oportunidade a gestora também foi premiada como Melhor Gestor do Ano 2019.

O Diretor Geral da FESF-SUS, Carlos Alberto Trindade, esteve presente na premiação e destacou a importância do EGP na FESF-SUS. “A instalação do EGP na Fundação significou um marco importante da nossa capacidade de gestão dos projetos e ações. Ganhar o prêmio de melhor do ano é uma reafirmação de que o Escritório da Fundação é um espaço bem estruturado e estratégico”.


Saiba mais sobre o PMI

O Project Management Institute (PMI®) é um instituto, criado em 1969, com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), e a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500 mil membros em mais 180 países. E tem como missão: Promover a valorização do gerenciamento de projetos como profissão e ciência aplicada através do incentivo em desenvolver e compartilhar conhecimentos e boas práticas.

O capítulo PMI Bahia, completou 10 anos em 2013, é regido pelo seu próprio estatuto, alinhado com as diretrizes do PMI Global, o capítulo atua em todo o estado da Bahia, disseminando a cultura de gerenciamento de projetos realizando ações como cursos, palestras, workshops e congressos.  

Veja a notícia no site do Vencedor, clicando aqui
PS - O texto no site do vencedor é a versão original oficial e diponivel na rede. 

]]>