PMI Bahia: Na sua visão, quais os fatores que contribuem para crescente interesse de profissionais e organizações no tema Gerenciamento de Projetos?

João Gama:  Mudança é a palavra de ordem do Sec XXI.  E onde há mudança, há projetos. Até profissionais envolvidos com produção e operações estão buscando aprender gerenciamento de projetos. Isso demonstra o quanto o tema é fundamental.

 

PMI Bahia:Acredita que seja apenas uma onda que, como muitas outras, irá passar em breve?

João Gama: De forma alguma. Faço minhas apostas que a organização padrão no futuro será projetizada, global e descentralizada. 

 

PMI Bahia: Pela sua experiência profissional, como o mercado atual enxerga o Gerente de Projeto? 

João Gama:  O mercado mudou muito nos últimos 15 anos, principalmente nas grandes empresas e organizações governamentais. O Gerente de Projeto dificilmente era visto como um profissional que se preparou para atingir resultados com um conjunto de práticas, técnicas, ferramentas e habilidades adquiridas. Era apenas um papel que alguém com experiência técnica na área de aplicação assumia. Muitas empresas já se convenceram que ter gerentes de projetos profissionais faz uma enorme diferença. Em nosso País, somos hoje mais de 15.000 PMPs. Ainda é pouco, mas já é um pequeno exército profissional.

 

PMI Bahia: De que forma você imagina que eventos como o I Salvador SGP 2014 podem contribuir com essas empresas e profissionais?

João Gama:  O PMI Bahia está de parabéns por criar um evento tão inovador. O tempo do profissional é escasso e eventos como o I Salvador SGP 2014 permitem que se utilize esse tempo de forma extremamente proveitosa. As opções de Mini-cursos e Workshops estão muito interessantes, além de um grupo de instrutores de primeira. Não tenho dúvida que irá agradar até aos mais exigentes!

PMI Bahia: O que você espera encontrar durante o nosso Seminário?

João Gama:  No Workshop “Agile Project Management Strategies” espero encontrar pessoas preparadas para se divertir, aprender e vivenciar um "dia Agile”. Aliás, estes são os três requisitos de elegibilidade.

 

PMI Bahia: E o que o nosso público pode esperar de sua participação?

João Gama:  Que levarei uma caixa de ferramentas com estratégias, práticas e técnicas que poderão mudar a sua forma de pensar e contribuir muito com o desempenho dos seus projetos. Profissionais de todas as áreas de formação e atuação são bem-vindos.

Data de publicação: 05 de novembro de 2014
Fonte: PMI Bahia
Créditos da Notícia: Gustavo L. Alonso