PMI Bahia: Na sua visão, quais os fatores que contribuem para crescente interesse de profissionais e organizações no tema Gerenciamento de Projetos?

Adilson Pize: O segredo do sucesso das organizações reside na sua capacidade de inovar e reinventar-se continuamente. Novos produtos, serviços e operações são os componentes que garantem à organização sua competitividade e sobrevivência. Ou seja, atualmente não há como uma organização obter sucesso sem o devido zelo pela boa gestão de seus projetos, e isto vem se tornando cada vez mais claro para as organizações em geral, que passam a incrementar seus investimentos na governança de projetos. Com isto, há uma demanda crescente por profissionais especializados no gerenciamento de projetos, capacitados não somente no gerenciamento de projetos individuais, mas também na gestão de programas e portfolios, bem como profissionais especializados na implementação de governança de projetos nas organizações. Ou seja, há um novo mercado profissional que necessita de diferentes perfis, criando uma enorme gama de oportunidades.

PMI BahiaAcredita que seja apenas uma onda que, como muitas outras, irá passar em breve?

Adilson Pize: A boa gestão de projetos é uma necessidade inerente a qualquer empresa que queira competir no mercado, então não é uma onda, mas sim um fator crítico de sucesso para a sobrevivência das organizações.

PMI Bahia: Pela sua experiência profissional, como o mercado atual enxerga o Gerente de Projeto?

Adilson Pize: Ao longo do tempo o mercado vem compreendendo melhor e valorizando mais os profissionais de gerenciamento de projetos. No entanto, ainda há muitas organizações que não têm a total compreensão do papel deste profissional, bem como das habilidades e competências que o mesmo deveria ter, o que faz com que contratem ou promovam a gerente de projetos profissionais com um perfil inadequado, que não consegue atingir os resultados esperados pelas organizações.

PMI Bahia De que forma você imagina que eventos como o I Salvador SGP 2014 podem contribuir com essas empresas e profissionais?

Adilson Pize: Eventos como o I Salvador SGP contribuem com as organizações na medida que trazem importantes informações sobre como as organizações podem melhorar a gestão de seus projetos, e os resultados que pode obtidos a partir disto. Para os profissionais, este tipo de evento traz a oportunidade de acessos a novos conhecimentos, e abre um espaço para debate com especialistas sobre ao assunto.

PMIBA:  O que você espera encontrar durante o nosso Seminário?

Adilson Pize: Um espaço rico de debate e troca de experiências entre profissionais das mais diferentes regiões que estarão presentes no evento.

PMI BahiaE o que o nosso público pode esperar de sua participação?

Adilson Pize: O público pode esperar uma forte troca de experiências, através de uma oficina com exercícios práticos que possibilitarão aos participantes colocar em prática conceitos simples, mas de grande valor para suas organizações.

Data de publicação: 28 de outubro de 2014
Fonte: PMI Bahia
Créditos da Notícia: Gustavo L. Alonso