No nosso webinar de encerramento do PMO Bahia Insights tivemos Marisa Silva, the Lucky PM, que é uma experiente e certificada consultora, educadora e palestrante internacional nos temas de Escritório de Projetos (PMO) e Gestão de Portfólio e Projetos (PPM). E que ocupou, enquanto voluntária, os cargos de Programs Director na Project Managers Without Borders, mentora na Project Managers Against Poverty e Secretária do APM PMO SIG, tendo sido também Head of External Affairs na IPMA Young Crew Portugal.

A abertura do evento foi realizada por Aurélio Sant´Anna presidente em exercício do PMI Bahia e contou com a presença do Leandro Cintra, diretor de programas do PMI Minas que convidou os ouvintes a participar da Jornada do Conhecimento PMI Brasil, e foi mediado por Raquel Fonseca, Gestora do Projeto PMO Bahia Insight um projeto da Diretoria de Projetos Especiais, responsável por esse Webinar.

A Marisa Silva trouxe reflexões importantes sobre a economia de projetos, e também sobre o cuidado que se deve ter ao surgimento de algo novo e que parece ser a solução de tudo. Na sequência fez todos refletirem sobre, porquê um PMO?

Apresentou os 5 princípios de um PMO: Instrumento de integração; Fonte confiável da verdade; Servidor do cliente; Capacitador de competências; Constrói uma organização aprendente. E trouxe o ciclo de valor de um PMO: Capturar valor; Entregar valor; Medir valor e Comunicar valor. Exemplificou alguns KPIs que ajudam a medir valores e que podem ajudar a trazer visibilidade de um trabalho bem sucedido ou ser um indicativo de problemas existentes.

Marisa Silva reforçou a importância de se começar um fim em mente: Defina uma visão; Elabore um roteiro; Valorize práticas, não processos; Valorizes resultados, não tarefas. Um dos pontos altos da apresentação foram as 8 dicas de ouro que a Marisa compartilhou com todos, reforçou que são coisas que não devem ser esquecidas. Dentre elas destacamos 4: Meça o progresso e o desempenho, incluindo o seu; Comunique, comunique, comunique; Seja um líder-servidor; Seja adaptável.

Ao final da apresentação a palestrante respondeu às perguntas enviadas por participantes no chat do canal do PMI Bahia no Youtube.
Data de publicação: 18 de outubro de 2020
Fonte: Diretoria de Projetos Especiais
Créditos da Notícia: Diretoria de Projetos Especiais