Nos dias 21 e 23 de julho de 2020 o PMI Bahia Chapter levou ao ar, em seu canal no youtube, o webinar Agile Bahia Insight, que contou com um painel sobre cultura ágil e um mini-workshop Disciplined Agile.

O painel de discussão sobre a cultura ágil foi mediado por Robervan (gerente responsável pelo evento) e contou com a participação de quatro convidados que apresentaram cases e sugestões sobre a abordagem ágil no nível organizacional.

O primeiro assunto discutido foi sobre a expansão da aplicação do agile em outros setores das empresas, as quais muitas vezes iniciam com a utilização de frameworks. Sobre esse assunto, Glauber Sampaio resumiu perfeitamente bem com as seguintes palavras: "A capacidade que a gente tem de avaliar uma hipótese, aprender com ela, evoluir, incrementar e dar o próximo passo..." .

O outro assunto apresentado para discussão foi sobre a maior dificuldade da empresa para implantar o ágil. Hiram Silva contribuiu com o assunto informando que é necessário "(...) entender que implantar ágil não necessariamente vai ser na organização toda... a gente precisa trabalhar muito o mindset... trabalhar essa mentalidade de fato pra pensar de forma ágil, de forma lean pra funcionar...". Ainda sobre esse assunto tivemos a contribuição da Andresa que iniciou sua fala com a citação "Essa é uma fase em que a cultura mata a estratégia no café da manhã...".

Em relação a discussão sobre a forma em que as empresas se adaptam as novas situações com a pandemia, destacamos a seguinte fala de Ricardo: "quem não teve agilidade no processos pra se adaptar a essa pandemia, ficou pra traz...", no contexto da área de edução.

No dia 23 de julho tivemos o mine-workshop ministrado por Henrique, também em nosso canal no youtube, que nos trouxe várias ferramentas do Disciplined Agile.

Podemos dizer que esse webinar foi bastante enriquecedor, o que corrobora o sucesso do evento.

Se você não pôde assistir a esse webinar ou deseja vê-lo novamente, basta acessar o link abaixo e conferir:

📍 https://www.youtube.com/watch?v=8GpXW3Umcr0

Seguimos firmes no cumprimento do nosso propósito de fomentar a Gestão de Projetos e o desenvolvimento profissional da comunidade.
Data de publicação: 07 de agosto de 2020
Créditos da Notícia: Diretoria de Marketing e Comunicação
Créditos das Fotos: Diretoria de Marketing e Comunicação