1. Conheça o Guia

Não confie que somente que sua experiência seja o suficiente para passar no exame. Você já ouviu falar do termo “PMI-ismo”? Basicamente, refere-se ao modo de fazer as coisas do PMI. Embora você possa gerenciar projetos de maneira diferente em sua organização, quando você está fazendo o exame PMP, precisa fazer as coisas do jeito do PMI, utilizando as boas práticas como descritas no Guia PMBOK®., que contém o “estado-da-arte” em gerenciamento de projetos.

Considere o Guia PMBOK® como o livro sagrado para os exames PMP e CAPM. Leia o Guia PMBOK® pelo menos 2 vezes e tente estudar pelo menos um capítulo por semana. Além disso, não deixe de estudar o glossário detalhadamente.

Conheça bem os processos.  Para isso, use o meu diagrama com de fluxo dos processos e a minha planilha com as entradas e saídas de cada um dos processos do guia.

2. Frequente um bom curso preparatório

Aqueles que já tiveram a oportunidade de ler o Guia PMBOK® sabem que não é uma leitura fácil, pois são mais de 600 páginas, cheias de jargões.

O que eu recomendo: um bom curso preparatório que “mastigue” os conceitos do Guia PMBOK® em uma linguagem mais acessível. Outra vantagem do curso é que assim você cumpre as horas de contato necessárias para se candidatar ao exame.

3. Faça milhares de questões

Não há substituto para a prática. Apenas assistir a palestras e ler o guia não é suficiente. Desse modo, você precisa saber como APLICAR as coisas que aprendeu.

Você aprende a aplicar o material fazendo questões (situacionais para o exame PMP, sobre as definições do Guia PMBOK®para o exame CAPM).

Candidatos bem sucedidos costumam fazer milhares de questões práticas antes de seu exame real. Para isso, você necessita um bom conjunto de simulados.

O exame apresenta vários tipos de questões, como questões situacionais complexas ou curtas, perguntas baseadas em listas de verificação, questões baseadas em informações e questões interpretativas.

  • Questões situacionais testarão sua capacidade de reconhecer o que é importante e desconsiderar o não essencial. Estas serão, em geral, questões demoradas, por isso é vital distinguir o que é pertinente.
  • Questões baseadas em fórmulas exigem que você conheça algumas equações.
  • Questões baseadas em conhecimento ou informações são aquelas que testam se você conhece o Guia PMBOK®.
  • Questões interpretativas são aquelas que testam sua capacidade de chegar a uma conclusão sobre uma condição ou uma circunstância.
  • Questões técnicas específicas / Perguntas explícitas sobre estratégia são aquelas que contêm dispositivos ou procedimentos,  como um gráfico, por exemplo, e solicitam que você o analise.

4. Faça um plano de estudo

Fazer um plano de estudo no local é essencial para o seu sucesso. Quando você vai estudar? Com que frequência você estuda por semana? Você vai estudar sozinho ou com alguns amigos?

Normalmente recomendo aos alunos estudar no mínimo 120 horas. São cerca de 40 horas em um curso de preparação, 40 horas lendo o Guia PMBOK® e outras referências e no mínimo 40 horas fazendo questões (uns 10 simulados completos). Tudo que você fizer além disso é “lucro”.  E isso vai levar uns 3 meses. No entanto, quando se trata de criar um plano de estudo, não há um tamanho único para todos. Você precisa decidir com o que você pode realisticamente se comprometer.

A chave é estudar consistentemente ao longo de várias semanas. Candidatos que deixam para fazer tudo na última hora, muitas vezes não conseguem ver todo o conteúdo.

5. Participe de grupos de estudo e fóruns de discussão

Grupos de estudo e discussões podem ajudar muito. Nesses grupos, você pode ajudar outras pessoas a passar no teste, esclarecer suas próprias preocupações e dúvidas, descobrir alguns ativos valiosos e, essencialmente, diminuir o tempo necessário para se preparar para o exame.

6. Adote uma estratégia para o dia do exame

Procure estar fisicamente preparado e bem disposto. Não deixe de dormir cedo na noite anterior.

Você tem 4 horas para concluir para concluir o exame. Você tem que planejar como você pode usar seu tempo com mais eficiência.

Você pode ter ouvido algumas pessoas dizerem que você deve criar um braindump antes de começar a escrever o seu exame, enquanto outros dizem que é desnecessário. A verdade é que ambos estão certos: Quando se trata de criar uma estratégia para o exame, não há resposta certa ou errada. É durante os exames simulados que você precisa descobrir o que é melhor para você.

Algumas pessoas realmente precisam dos primeiros 5-10 minutos para reunir seus pensamentos, respirar e escrever um conteúdo previamente memorizado. Outros querem mergulhar direto em responder a perguntas.

Além disso, lembre-se de que você tem quatro horas para concluir seu exame. Tente manter uma média de 50 segundos por questão na primeira passada pelas questões. E, procure não gastar mais de 1 minuto por pergunta.

Todas as questões têm o mesmo peso, por isso, não se demore em nenhuma questão por muito tempo. Se você não sabe a resposta, escolha uma alternativa (25% de chance de acertar), marque a questão para revisão posterior e volte depois.

7. Escolha a melhor resposta

Todas as perguntas dos exames PMP e CAPM são de múltipla escolha. Você sempre receberá uma questão com quatro opções múltiplas.

Não há marcação negativa no seu exame, por isso, não deixe nenhuma questão sem resposta.

Quando você deixar uma questão sem resposta, você terá 0% de chance de acertar. Quando você não tem certeza de qual é a resposta correta e “chuta”, você tem 25% de chance de acertar.

Para escolher a resposta correta, você pode usar o processo de eliminação. Normalmente, 2 das 4 opções estão completamente fora e você saberá imediatamente que não são as respostas corretas.

No entanto, muitas vezes, em questões situacionais, ambas as duas escolhas restantes parecem estar corretas. É neste momento que você tem que saber a melhor resposta, na visão do PMI.

Mauro Sotille

10 de junho de 2019
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, e, com nossa Política de Privacidade. Consulte nossa Política de Privacidade.