Esse foi o tema do artigo escrito pelo Engenheiro Mecânico Eduardo Ferreira de Sousa, juntamente com o Professor André Valle. O artigo foi publicado na revista especializada Project Design Management MundoPM, Edição 76, Ago/Set 2017, ISSN 1807-8095.

“Inicialmente, no artigo, foi realizada uma breve discussão sobre a regulação do segmento estudado, por meio de consultas as leis; notas técnicas e resoluções relacionadas com a reestruturação do setor. Posteriormente uma análise da distribuição constitucional de competências entre os entes federativos. Em seguida houve um aprofundamento sobre a metodologia que utilizada para a coleta dos dados necessários para embasar a realização da pesquisa, que por sua vez concentrou-se no Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos Prado – MMGP, desenvolvido pelo Professor Darci Prado, uma das maiores referencias da área. Por fim tem-se a apresentação da análise dos resultados da pesquisa, bem como uma breve descrição sobre o modelo de maturidade em gerenciamento de projetos MMGP.” comentou Eduardo Sousa.

 
Sobre os Autores:


Eduardo Ferreira de Sousa
engeduardosousa@hotmail.com

Formado em Engenharia Mecânica pela UFCG, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV/ICEF, pós-graduado em Engenheira de Gás Natural pela UFBA. Eleito para o Biênio 2017-2018 no PMI Bahia. Atualmente trabalha numa empresa da área de energia, onde atua como gestor de contratos, teve ainda experiências anteriores em intervenções em campos de óleo e gás, já atuou como gestor/coordenador de projetos, fiscal de obras e analista na área comercial. Foi Presidente em exercício do CREA-BA, conselheiro da câmara especializada de engenharia mecânica, metalúrgica e industrial. Membro do comitê brasileiro de gases combustíveis da ABNT, CB 09. Ganhador do II Concurso Nacional Interno de Produção Científica e Projetos de Extensão, Estácio. Possui diversos trabalhos publicados em Congressos de Petróleo e Gás, Planejamento Energético e da área da Engenharia Mecânica.

 


André Bittencourt do Valle
andre.valle@fgv.br

Doutor e Pós Doutorado em Engenharia pela UFF, Mestre em Engenharia pela PUC-RJ e Engenheiro pela UFRJ. Foi Secretário Técnico da ISO e da ABNT. Ganhador do Prêmio FGV Management nos anos 2015, 2014, 2013, 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007, do Prêmio VISA de Comércio Eletrônico em 2001 e do Prêmio iBest em 2000. Entre 2003 e 2005 foi o Coordenador Geral da Escola Superior de Redes da RNP. Co-autor de diversos livros, como "Fundamentos do Gerenciamento de Projetos", "Gerenciamento de Projetos Espaciais", "Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação", "Sistemas de Informação para Organizações de Saúde", "Gestão de Projetos" e "E-commerce". É referee de revistas científicas nacionais e internacionais, professor e coordenador acadêmico do FGV Management.

23 de agosto de 2017