Testeira Logo SGPL 2019


PALESTRAS:


Garimpando Ferramentas Livres para Gestão de Projetos em uma Abordagem Ágil. Já arrumou a sua?
Daniel Abella, MSc, PMP, PMI-ACP


Atua como Gerente de Projetos nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Unifacisa e no Virtus (da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG), além de atuar como Professor do Curso de Sistemas de Informação da Unifacisa. Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e as certificações PMP, PMI-ACP, MCTS, PMO-CP, SCEA e CTAL-TM e escreveu pela Editora Ciência Moderna o livro "Gestão A3 (Ágil, Arretado e Arroxada)".



Como liderar pessoas em ambientes ágeis?
Annelise Gripp


Há 24 anos, Annelise Gripp trabalha com Engenharia de Desenvolvimento de Software. Nos últimos 11 anos, se dedicou a agilidade, onde projetos, produtos e pessoas desenvolvem um trabalho juntos, com foco na qualidade da entrega. Hoje, como Consultora e Especialista em Transformação Digital e Ágil, seu trabalho consiste em expandir, compartilhar e aplicar seus conhecimentos, habilidades e experiências nas empresas púbicas e privadas, além de colaborar com comunidades de Tecnologia e Agilidade por todo país..



Como manter seu PMO vivo? 
Márcio Gomes


Administrador de empresas, gerente de projetos, executivo com 30 anos de carreira, liderou inúmeros projetos no Brasil e A. Latina, EUA, Alemanha, México, Colômbia, Itália e Argentina. Especialista em Gerenciamento de Projetos, riscos e liderança em projetos, formado pela Laureate International University FG, conduziu implementações de PMO´s para o Governo de PE, foi Diretor de Projetos e Planejamento da Prefeitura de Caruaru, Gerente de Projetos do Grupo WPG Brasil, Vice Presidente da ACIC Núcleo de Jovens executivos, Professor de Gerenciamento de Projetos e de Liderança de escolas de negócios importantes no Brasil, como Devry University, Uninassau, FG Laureate, Estratego, UNINASSAU, UNIP, UNIPÊ é autor de vários artigos, palestrante convidado pela FIEPE, membro do Conselho de Projetos da ASCES-UNITA  e Diretor adjunto de projetos extensão agreste do PMI Project Management Institute PE– Caruaru, em 2016 foi listado entre os 50 executivos mais influentes com Escritórios de Projetos (PMO´s) pelo PMO Academy – RJ,  implantou o PMO Corporativo com a metodologia de gerenciamento de projetos para o Grupo Moura Baterias do Brasil assim como o programa EPM (Escola de Projetos Moura).



Case de Tecnologia – EPC em uma obra aeroportuária
Gustavo Aguiar

Diretor Técnico, MÉTODO POTENCIAL ENGENHARIA.
Engenheiro civil formado pela UNESP, trabalha na Método desde 2006 e atualmente responde pelo PMO e, na unidade de Construção Civil, pelos departamentos de Logística e Suprimentos, Planejamento e Propostas, Engenharia e Projetos (BIM). Já atuou como professor universitário, como consultor e como gerente em obras do segmento industrial, comercial e hospitalar. 
Possui extensão em Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios pela USP-FDTE, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e é Mestre em Inovação na Construção Civil pela Poli-USP. É certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2009.



Modelo Spotify: Segredos para o sucesso na implementação
Eliani Figueiró


Diretora da ProjectLab e CEO do Cubo Minds. Vice Presidente do PMI-SC.
É professora, instrutora de treinamentos, palestrante internacional, escritora de vários artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Possui 15 anos de experiência em formação de times de alto desempenho em projetos de implantação de ERP e desenvolvimento de software. Possui sólida experiência em gestão de equipes multiculturais, tendo atuado em projetos no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Portugal. Atuou na implantação do modelo Spotify, em grande empresa de desenvolvimento de software, tornando-se case nacional de gestão horizontal e times de alta performance.
Campos de estudo: Gestão de Riscos, Teoria das Restrições, Lean Management, Lean Startup e Desenvolvimento do cliente e Organizações líquidas. Possui as certificações PMP e PMI-RMP pelo Project Management Institute - PMI e Scrum Master.





WORKSHOPS:


Gestão de Programas na Prática
Cláudio C. Boros, PMP, PRINCE2, PMO-CC, HCMP


Atua há mais 18 anos com Gerenciamento de Projetos, Portfólio, Processos e Estratégia em diversos segmentos, como Construção, Engenharia Consultiva, Telecomunicações, Governo e Consultoria, e há mais de 15 anos como professor e palestrante em Gerenciamento de Projetos e Portfólio. É instrutor na PlanoPro2 desde 2008 e, desde 2012, atua como professor MBA de Projetos no IESB, FGV e IBMEC. Sócio-Diretor da Plano Consultoria, boutique de consultoria especializada em PMOs, portfólios, programas, projetos, processos e estratégia que atua há 15 anos no mercado brasileiro.
Bacharel em Engenharia Civil (UNESP – 1997), MBA em Gestão Empresarial (ESPM – 2006), MBA em Finanças (IBMEC – 2016), PMO Master Class (PMO Global Alliance – 2018) e certificações PMP (PMI – 2002), PRINCE2 Practitioner (AXELOS – 2014), PMO Certified Consultant (PMO Global Alliance – 2017) e HCMP® 3G Expert. 



O Impacto do BIM e LEAN no Gerenciamento de Projetos para a engenharia e arquitetura
Heron Santos, PMP, PMI-SP, PMI-RMP


Engenheiro Civil e especialista em gerenciamento de projetos, tendo certificações pelo PMI com foco na construção/ manutenção de cronogramas e gerenciamento de riscos. Gerenciou projetos nas áreas de TI, Engenharia Civil, Engenharia Naval e Construção Pesada.
Na área acadêmica é professor e coordenador de MBA pela UNICID e ministra curso abertos e In-Company, sempre colocando como foco que o Gerenciamento de Projetos também deve servir como prática para a sustentabilidade financeira dos empreendimentos.
Como consultor atua na aplicação de melhores práticas de gerenciamento de projetos nas organizações e criação de uma metodologia que promova o crescimento sustentável das organizações.



Digital Transformation Sprint
Henrique Diniz, MSc, PMO-CC, HCMP, CSM, BLACK BELT | Mentor e Doutorando na Université de Bordeaux


Engenheiro Eletricista, com MBA em Gestão de Projetos (FGV) e Mestre em Engenharia de Produção (UFPE). Gerenciou o planejamento, comissionamento, gestão de portfólios e projetos de mais de R$ 20 Bilhões. Pesquisador do núcleo PMD - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos e esta engajado na construção das organizações para a indústria 4.0. Participa atualmente do comitê da ABNT/CEE-93 - Grupo de Trabalho de para elaboração da norma Gestão de Mudanças e atual Presidente do PMI-PE para Gestão 2018/2019.



Risco no projeto é não se comunicar
Flávio Luiz O Silva, MBA, PMP, PMO-CC 


Engenheiro Eletricista/Eletrônico pela POLI/UPE em 2000 ; Pós-graduação de MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo CEDEPE Business School em 2010; Project Management Professional (PMP) certificado pelo PMI em 2009; Project Management Office, Certified Consultant (PMO-CC) pela PMO Global Alliance em 2016; com 17 anos de experiência em Inovação, Engenharia de Software e Hardware, Automação em modernas indústrias de Telecomunicações e de Papel e Celulose e Desenvolvimento de sistemas integrados e Automação de Testes Robotizados com protocolos M2M em Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento e vasta experiência em liderança de equipe de Operação&Manutenção e Controle e Garantia da Qualidade usando modelos e normas CMMi, ISO e TPM para garantir a qualidade dos produtos e sistemas produzidos, melhorar o processo produtivo e o processo de gerenciamento da manutenção dos equipamentos. Realizou o Gerenciamento de Portfólio de Projetos de médio e grande porte em empresa de engenharia e implantação de escritórios de gerenciamento de projetos (EGP/PMO) em organizações privadas e públicas. Membro voluntário do Project Management Institute desde 2009, sendo presidente do Chapter Pernambuco entre 2012 a 2015 e participado de diversos encontros de lideranças internacionais nos EUA, Canadá, Argentina e Peru. Professor dos cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos na UNICAP, CEDEPE Business School, Wyden/UNIFAVIP, UNIFACISA e UNIBRATEC. Atuou como Consultor em Gerenciamento de Projetos na CONSIST, COMPESA e Bureau Veritas.


Márcio Gomes

Vide referência palestra Como manter seu PMO vivo?  



É possível pensar de forma diferente? Uma experiência real de Design Thinking 
Henrique Mariano, MBA, PMP, CSPO, CPA-20


Executivo de desenvolvimento de negócios e consultor sênior de inovação, Design Thinking e Empreendedorismo, com 25 anos de experiência em liderança de equipes de alto desempenho e forte experiência em projetos complexos em América Latina.
Bacharel em Análise de Sistemas e Gestão Empresarial (MBA) pelo Insper. Certificado PMP, CSPO, e CPA-20, complementada por treinamento presencial no Brasil, EUA, França, Itália, Canadá, México, Colômbia, Peru e Singapura. Palestrante em mais de 15 cidades: Argentina (Buenos Aires e Córdoba), México (Cidade do México e Guadalajara), Brasil (São Paulo), Peru (Lima, Arequipa, Cajamarca e Piura), Bolívia (La Paz, Santa Cruz e Cochabamba), Chile (Santiago), Equador (Quito), Paraguai (Assunção) e Uruguai (Montevidéu). Brasileiro, fluente em Inglês e Espanhol.


Controle dos Sentimentos e Gestão das Emoções
Luciana Seluque, PMP ,PMO-CP, Black Belt


Engenheira mecânica, gerente de projetos, conselheira de carreira, professora de MBA e voluntária do Instituto HAGGAI com mentoria em gestão de projetos. Especialista em Liderança pelo HAGGAI Advanced Leadership Institute (Maui - Hawai - USA). Mestranda em Engenharia Mecânica pela UNICAMP com projeto de mestrado focado em Engajamento de Pessoas em Projetos.
23 anos de carreira construída na área técnica com foco em engenharia, gestão de produto e no desenvolvimento de projetos globais de alta complexidade em empresas multinacionais como General Motors e Ford. Atualmente fala sobre o fator humano na gestão, liderança, comportamento, habilidades interpessoais, socioemocionais e gestão das emoções.



Gestão de Mudanças: uma abordagem para obter resultados em projetos e agilidade organizacional
Pedro Barbosa, MSc, PROSCI


Executivo da People Change – Prosci Brasil responsável pela metodologia de gerenciamento de projetos e gestão do portfólio de projetos da empresa. Head da estratégia Prosci na América Latina. Mestre em Administração. Especialista em Gestão de Projetos. Certificações Internacionais em Gestão de Mudanças Organizacionais (Prosci, Advanced e Train the Trainer). 12 anos de experiência em gestão de projetos e gestão de mudanças em empresas que estejam passando por grandes reestruturações (governança corporativa, implantação de sistemas, redesenho de processos, aquisições, fusões, projetos de Recursos Humanos, entre outras). Palestrante, facilitador e advisor de executivos, líderes e profissionais de Gestão de Mudanças.



Kanban eXperience
Renata de Podestá Gaspar, MSc, PMP®, ITIL®, ASF®


PMP®. ITIL®. ASF®. MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Engenheira da Computação pela PUCCAMP.  Mestre em Ciências da Computação pela UNIFACCAMP.
Com 22 anos de experiência em desenvolvimento e gestão de projetos de TI e Inovação, estruturou sua carreira em grandes empresas multinacionais e nacionais dos segmentos de Consultoria, Telecom e Pesquisa, tais como CPqD, Ericsson, CI&T, IBM.
Vivência em gestão de equipes em ambiente complexos utilizando modelos híbridos com SCRUM, Kanban, XP, Lean, DEVOPS, ITIL unidos a boas práticas do Guia PMBOK. 
Facilitadora e Agile Coach com ênfase em Gestão de Projetos, Métodos Ágeis e Inovação.  
Apaixonada por aprender e ensinar!



UniversiDia | Pitch Deck Project PMI Bahia Chapter em Transformação
Aurélio Sant'Anna, MD, PMP, PRINCE2, IPMA-C, PMO-CP, CSM


Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, especialização em Administração Financeira pelo CENID Business School, mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNIFACS e Estudos Avançados em Administração/UFBA; com mais de 17 anos de atuação em programas, projetos corporativos e projetos de desenvolvimento patrocinado pelo Banco Mundial (BIRD); Profissional com larga vivência em Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), experiências significativas em gestão de portfólio de programas, gestão de multiprojetos e projetos multidisciplinares nas áreas de Gestão Empresarial, Educação, TI e Setor Público; Docência em cursos de pós-graduação (MBA) e instrutoria em gestão de projetos; Foi diretor de marketing e comunicação do PMI Bahia Chapter.



UniversiDia | Workshop Inovação e Gestão 4.0
Flávio Luiz O Silva, MBA, PMP, PMO-CC

Vide referência workshop Risco no projeto é não se comunicar


Henrique Diniz, MSc, PMO-CC, HCMP, CSM, BLACK BELT| Mentor e Doutorando na Université de Bordeaux

Vide referência workshop Digital Transformation Sprint