A cada 05 anos o PMI publica uma revisão do seu padrão mais importante, Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou simplesmente, o Guia PMBOK®. Durante o processo de elaboração desta revisão, o documento modelo é disponibilizado on line e globalmente, ainda em formato de rascunho (ou exposure draft), com o intuito de viabilizar o debate e revisão do conteúdo. Assim o PMI pode incorporar as observações feitas na versão final, garantindo que o Guia de fato reflita as tendências e práticas atuais em gerenciamento de projetos, o que garante também a manutenção da sua acreditação junto à American National Standards Institute (ANSI).

O PMI já sinalizou dois importantes ajustes nesta sexta edição do PMBOK®:
  • O processo de revisão acontece em 02 etapas, diferente das revisões anteriores que ocorreu em uma única vez;
  • Serão inseridas novas atualizações de conteúdo e mais informações sobre o agile e outros métodos de gerenciamento de projetos, além de novas referências e informações sobre o Triangulo de Talentos e suas áreas de habilidades.
Atualização de conteúdo

agile permite que as equipes do projeto possam realizar diversas entregas, pedaço por pedaço, e fazer ajustes rápidos conforme se percebam necessários. É um método especialmente útil em projetos complexos, que pode resultar em mais necessidades do cliente atendidas a um custo menor.

Assim como como projetos ágeis mudam e evoluem constantemente, a prática do agile em sí também está mudando e evoluindo. Desta forma, o uso desta e outras práticas deve estar contemplada na revisão das diversas áreas de conhecimento do PMBOK® (seções 4 à 13), sendo possivelmente criado ainda um apêndice sobre o agile e outras práticas interativas.

Também deve ser dado uma maior ênfase nos aspectos de estratégia e conhecimento dos negócios e provavelmente o papel do Triangulo de Talentos no gerenciamento de projetos deve ganhar um capítulo exclusivo.

Publicação

Enquanto os padrões para Gerenciamento de Programas e Gerenciamento de Portfólio (ambos na 3ª edição – veja aqui uma lista completa dos padrões do PMI) também devem ter o seu rascunho liberado para contribuições em 2016, a expectativa é que o a versão final da sexta edição do PMBOK® seja publicada no terceiro trimestre de 2017.

Colabore!

Se tiver interesse em ter acesso ao rascunho inicial da 6ª edição do Guia PMBOK® e contribuir para as mudanças, acesse aqui a página oficial e siga as instruções (em inglês!).
Data de publicação: 10 de março de 2016
Créditos da Notícia: Carlos Galassi
Créditos das Fotos: Carlos Galassi