Eventos a partir de:

Dezembro de 2018

junho 2020

09junho

Webinar “COVID 19 - Exercitando as 5 Sabedorias no Gerenciamento de Projetos”

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 18:30 e término às 19:30

pmi_card_webinar_covid_linkedin

Webinar “COVID 19 - Exercitando as 5 Sabedorias no Gerenciamento de Projetos”, com Izabel Santana, MSc, PMP®, PRINCE2®

O cenário da COVID-19 é caracterizado por emoções aflitivas, vivendo no limiar das garras do medo. É preciso lidar com o desconhecido no caos e na desestruturação das rotinas e dinâmicas de funcionamento da vida pessoal e profissional.

Neste ambiente, os profissionais que trabalham no gerenciamento de projetos são desafiados a se adaptarem e, neste processo intuitivamente as 5 sabedorias milenares são exercitadas.

Este webinar abordará:

1- As emoções aflitivas que mais tem impactado os profissionais que atuam na gestão de projetos na pandemia do COVID-19.

2 - As qualidades e características das 5 sabedorias milenares (Acolhimento, Igualdade, Investigativa, Causalidade e Transcendência).

3 - Como as sabedorias são exercitadas no gerenciamento de projetos. 

E no final refletir sobre a questão: “O que no Pós-Covid 19 continuará vivo e o que irá morrer no universo do gerenciamento de projetos?”

O evento é voltado para executivos, gestores, líderes de projetos, membros de time de projetos ou quaisquer interessados.


-
Sobre Izabel Santana, MSc, PMP®, PRINCE2®

Administradora de Empresas com especialização em Consultoria de Organizações e Administração de Recursos Humanos.

Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ.

MBA em Gestão de Projetos pela FIA/USP e PMP-Project Management Professional nº202142 certificada pelo PMI-Project Management Institute® desde 2004 e PRINCE2® Foundation em 2019.

Formação em Coaching Executive e Life Coaching pelo ICI – Integrated Coaching; Qualificação em Gestão de Conflitos - TKI™ e Certificação para aplicação do MBTI®- Myers Briggs Indicator.

Formação em PNL, Design Thinking, CANVAS, Design Instrucional, Metodologia 6Ds. Facilitadora em Art of Hosting, Teoria U e Metodologias de Diálogos Apreciativos.

Atuou como Gerente da Escola de Gestão de Negócios da Universidade Petrobras responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Gestores e Líderes e do Programa de Desenvolvimento de Competências Técnicas e Comportamentais.

Voluntária do PMI-BA atuando como Suplente do Conselho Fiscal no exercício 2019/2020.

Atua na Crisálida Consultoria e Treinamento Ltda, desenvolve Programas de Treinamento e Counselling voltados para Gestão de Carreira, Liderança de Equipes e Desenvolvimento de Competências de Estratégia, Orientação para Resultados, Criatividade e Relacionamento.

INSCREVA-SE JÁ!

30junho

Webinar "Liderança em projetos com times remotos e auto-organizados"

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 20:15


pmi_card_webinar_times_linkedin@3x

WEBINAR – Liderança em projetos com times remotos e auto-organizados

Uma conversa franca com troca de 
experiências e sugestões das boas praticas utilizadas na liderança de times remotos.


Convidados: 

Acilio Marinello
P3O, PMP, Prince 2 Agile, MoR, PMO-CC, CSPO, TKP, Agile Shif 

Profissional com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de projetos, atuando em posições de liderança em empresas no Brasil e Exterior. Atua com a gestão de Equipes Remotas desde 2010, em iniciativas realizadas em mais de 20 países nas Américas, Europa, Áfria, Ásia e Oriente Médio. 
Voluntário do PMI desde 2010, já atuou como Vice-Presidente Financeiro do Capítulo PMI São Paulo e foi membro do Engagement Committee do PMIef, sendo o representante para o Brasil.


Mike Gaston, MBA, PMP

Profissional com mais de 6 anos de experiência em gerenciamento de projetos. Opera com o gerenciamento de equipes remotas desde 2014 em mais de 11 países (Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Chile, Reino Unido, Holanda, Bélgica, França, Polônia e Japão).


Raquel Fonseca, PMP, PRINCE2, Agile Coach(ACPC®), SAFe 5 Practitioner
Possui 16 anos de experiência na área de Tecnologia, tendo atuado por 10 anos como Gerente de Projetos fazendo o uso das melhores práticas do Guia PMBOK do PMI, mas também nos últimos 5 anos vem atuando com frameworks e metodologias ágeis como o Scrum, Kanban, XP e mais recentemente o SAFe® - Scaled Agile Framework.
Nesse período atuou em múltiplos projetos no Brasil nos setores da Petroquímica, Segurança Pública, Logística, Serviços Financeiros, como também atuou em projetos internacionais nos setores de Serviços Financeiros, Logística de Transporte e Frotas. Sendo que últimos 4 anos tem liderado times 100% remotos.
Raquel é voluntária do PMI desde 2017, fazendo parte hoje da Diretoria de Projetos Especiais, é certificada PMP® desde 2014. Raquel Fonseca é Gerente do Projeto PMO Bahia Insights do PMI Bahia.


INSCREVA-SE JÁ!

julho 2020

07julho

Webinar PMO Bahia Insight | PMO FESF-SUS

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 20:30
pmi_card_webinar_PMO_linkedin@3


No primeiro webinar do PMO Bahia Insight  teremos Fernanda Freaza, PMO-CP, Especialista em Projetos, Gestora do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Fundação Estatal Saúde da Família - FESF-SUS, vencedor do Prêmio PMI Bahia Melhores do Ano 2019 na categoria PMO.

Fernanda Freaza, é graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA),especialista em Gestão de Projetos pela Unijorge, certificada PMO-CP (Certified Practitioner) pela PMO Global Alliance. Com mais de 10 anos de experiência, já atuou nas áreas de gestão de pessoal e administrativo-financeira. Atualmente, na Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), atua como Gestora do Escritório de Gerenciamento de Projetos, desde 2014, nas frentes de planejamento estratégico e gerenciamento de projetos.


INSCREVA-SE JÁ!

21julho

Webinar Agile Bahia Insight

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término dia 23/07/2020 às 21:00


pmi-linkedin-agile-bahia@3x


Webinar
Agile Bahia Insight com Andresa Leal, Glauber Sampaio, Hiram Costa-Silva, Ricardo Said e Henrique Diniz.

Um painel sobre a cultura ágil, além dos frameworks e um mini workshop Disciplined Agile.  

Na primeira sessão, 21 de julho, nossos convidados irão falar sobre a necessidade de uma abordagem ágil em toda a organização. E na segunda sessão, 23 de julho, será apresentada uma visão sobre a aplicação do kit de ferramentas Disciplined Agile (DA) do PMI.

A primeira sessão, que ocorrerá de 21/07/2020, consiste em um painel com 4 convidados para discutir, apresentar cases e sugestões sobre a abordagem ágil aplicada no nível da organização e não apenas a uma área específica da empresa como desenvolvimento de software.

A segunda sessão, dia 23/07/2020, consiste em apresentar o kit de ferramentas Disciplined Agile (DA) e fornecer orientação para ajudar equipes e empresas a aumentarem sua eficácia.

O kit Disciplined Agile (DA) é o único corpo de conhecimento ágil do mundo que oferece orientação prática na escolha da maneira de como trabalhar conforme o contexto. Ele permite que qualquer empresa personalize qualquer método ou estrutura, como tradicional ou Scrum, para gerar resultados que a diferencie dos seus concorrentes.


Nossos Convidados:


[21 de JULHO - 19h às 21:00] Painel


Andressa Leal
PMI-ACP, CSM, CSPO, Kanban, Management 3.0, ITIL, Lean
Mestranda no curso de Direção Estratégica em Tecnologias da Informação.  Especialista nos processos de produção e entrega de software; com mais de 10 anos de experiência em TI. Atuou em atividades de concepção de produtos a manutenção de sistemas; tendo experiência nas áreas de varejo, saúde, produção, gestão escolar, sistemas tributários/Secretaria da Fazenda e bilhetagem eletrônica.


Glauber Sampaio
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIJORGE, Scrum Master certificado pela Scrum Alliance, KMP II pela Kanban University e com mais de 15 anos de experiência em TI, atuei nos setores da Indústria, Comércio, Governo e Financeiro nos segmentos de Infraestrutura de Redes e Servidores, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura de Software, Instrutoria Interna e Agilidade. Atualmente sou Agile Coach no Sicredi.


Hiram Costa-Silva
PMI-PMP/RMP/ACP/CDAP, PSM II
Com grande experiência em portfólio e agilidade, Hiram Costa-Silva já atuou com equipes distribuídos em vários países na América do Sul e Europa, possui 29 certificações internacionais, incluindo Certified Disciplined Agile (PMI-CDA). Tem o propósito de Despertar Organização e Liberdade nas empresas e profissionais.


Ricardo Said
Formado em Ciência da Computação na Unifacs | MBA em Gestão de Projetos e Segurança da Informação na Estácio | Gestão Estratégica na FGV | Gestão de Negócios na FDC | Certificado PMP
Atuou em projetos de grande porte como a Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014 e Olimpíadas 2016 na Bahia. GP no projeto PPP Imagem (implantação de 12 unidades de diagnósticos por imagem) do Governo do Estado da Bahia. Atualmente GP de TI e Inovação no grupo Unibatista. 
Diretor da SUCESU/BA, Integrante da Startup DIAGNEXT (soluções em transmissão de arquivos DICOM).



[23 de JULHO - 19h às 21:00] Mini Workshop 

Henrique Diniz 
MSc, PMO-CC, HCMP, CSM, BLACK BELT | Mentor e Doutorando na Université de Bordeaux.
Um dos principais entusiasta da nova economia digital e por projetos.
Nos últimos 20 anos, Henrique Diniz atuou em projetos com valores superiores a 12 bilhões de reais, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática para implementação de projetos de transformação digital, Agilidade organizacional, projetos de capital e desenvolvimento de produtos.
Participou da elaboração das normas ABNT NBR ISO 21503:2017 - Gestão de projetos, programas e portfólio e do Construction Extension to the PMBOK® Guide do Project Management Institute (PMI). Atualmente e Past President do PMI-PE e Digital Transformation Officer (DTO) de projetos para implementação de intraempreendedorismo,  Agilidade organizacional e Inteligência Artificial nos negócios.


INSCREVA-SE JÁ!

29julho

Webinar Desenvolvendo Líderes e Equipes Produtivas

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 18:30 e término às 19:30

pmi_lideres_linkedin@3x


Webinar Desenvolvendo Líderes e Equipes Produtivas com Eleine Passos, MBA


Produtividade hoje em dia não é mais só fazer gestão de tempo, rotina ou tarefas... especialmente nesse cenário de pandemia de Covid-19. Produtividade é fazer a gestão de si mesmo, é entender como cada líder, cada membro da equipe funciona, é entender prioridades, fazer uma gestão colaborativa.

As empresas buscam por melhores resultados, onde muitas delas dependem de como seu time desenvolve seu papel, e como os líderes entendem seu papel junto aos seus liderados.

Conseguir envolver e motivar os colaboradores a alcançar os objetivos junto à empresa, requer engajamento, autoconhecimento e algumas táticas para garantir ou proporcionar certa medida de colaboração sólida e eficaz.

O objetivo desta live será despertar a importância da produtividade como gestão de si mesmo, o papel do líder e da equipe neste processo, destacando a importância do autoconhecimento e algumas ferramentas práticas para otimizar a produtividade.

Neste webinar, os participantes irão:

1- Despertar para a importância da produtividade como gestão de si mesmo.

2 - Entender a importância do autoconhecimento.

3 - Conhecer algumas ferramentas práticas para otimizar a produtividade.


Sobre Eleine Passos, MBA

- Bacharel em Informática pela UCSAL
- Especialista em Gerenciamento de Projetos e Administração Estratégica.
- Leader Coach, Life & Professional Coaching pela Brascoaching.
- Analista de Perfil Comportamental – DISC.
- Master Coach Trainner Brascoaching & IFT.
- Formação Internacional Executive Coaching
- Sócia e Consultora de Projetos da AllPassos - Expertise em Gestão Financeira e Projetos para Micro e Pequenos Empreendedores.
- Voluntária do PMI Capítulo Bahia, desde 2008, e atualmente conselheira fiscal.
- Voluntária da AJE - Associação de Jovens Empreendedores da Bahia.
- Mais de 12 anos atuando na área de Gerenciamento de projetos, Programas, Portfólio e ferramentas de gestão e planejamento, em diversos segmentos e projetos diferenciados, em empresas do Governo da Bahia, TI (TIC – Petrobras) e Industrial (Braskem / Kempetro).
- Coach de jovens e executivos que buscam planejamento, mudança de carreira e realização profissional.
- Idealizadora do Programa - Projete sua Carreira.
- Co-autora do Livro Manual do Executive Coaching, capítulo 21 - Planejamento de Coaching para Executivos.
- Professora do curso de Produtividade da Escola Cafeína.
- Palestrante em diversos temas relacionados à Gestão de Projetos, Planejamento, Protagonismo e Desenvolvimento de Carreiras e Motivacionais.

INSCREVA-SE JÁ!

agosto 2020

04agosto

Webinar PMO Bahia Insight | PMO Acumuladores Moura

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 20:00

PMO Acumuladores Moura

Webinar PMO Bahia Insight | Case PMO Acumuladores Moura com João Victor Nóbrega, MBA, coordenador do PMO


INSCREVA-SE JÁ!
08agosto

Preparatório Certificação PMI-ACP - Online - 2020 - Única Turma | Parceria PMI Sergipe

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 08:30 e término dia 22/08/2020 às 18:00

1@5eb97b682df48

2@5eb97b73ee9d0

3@5eb97b73ee9d0

4@5eb97b92bfafd

5@5eb97ba045e58

6@5eb97bb0e10ca

7@5eb97cb10be98

8@5eb97bc4b2cd0

9@5eb97bcde3a57

10@5eb97bd78e04e

12@5eb97bef1f326

13@5eb97bfdf3d5f

14@5eb97c0b42434

15@5eba0bdfc4fe2 (1)


INSCREVA-SE JÁ!
10agosto

Webinar Desmitificando o Gerenciamento de Riscos

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 20:15

pmi_card_RISCOS_linkedin

Desmitificando o Gerenciamento de Riscos

Você quer saber mais:
Como começar a mapear o risco?;
Quais os erros mais comuns?;
Quando usar uma análise qualitativa ou quantitativa?;
Gestão de complexidade na redução de riscos não identificados"?;
Quais os fatores críticos de sucesso na gestão de riscos em projetos?

Participe dese webinar com Luiz Guilherme Carvalho como mediador e nosso convidados Marlene Carnevali, Guilherme Filho e Aloysio de Souza Jr. 


Conheça nosso mediador:

Luiz Guilherme Carvalho, PMI-RMP, M_o_R, C31000, PMP, PRINCE2 e PRINCE2 Agile

Fundador do Blog Gerenciando Riscos em Projetos e um entusiasta pela Gestão de Risco.
Com 20 anos de experiência no mercado passando por multinacionais do segmento de Telecomunicações & TI, consultorias e no ramo de óleo e gás, administra um grupo de profissionais de alta qualidade em Gestão de Risco e Projetos e ministra treinamento de Gestão de Risco com Simulação de Monte Carlo.

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Estácio de Sá (2003), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2013) e tem Programa Executivo em Gerenciamento de Projeto pela George Washington University (2017).

Certificado em PMI-RMP, M_o_R, C31000, PMP, PRINCE2 e PRINCE2 Agile.



Nossos convidados:


Guilherme Filho, PMP, PMI-RPM

Atualmente é Gerente global de Riscos e Contratos da Baker Hughes Energy Technology. Possui Mestrado em Economia, pós-graduação em Projetos na WEB, graduação em Ciência da Computação e extensão em Risco de crédito. É certificado Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo PMI. Adicionalmente foi o presidente fundador do Capítulo PMI Sergipe e voluntário para elaboração de questões para a prova PMP nos workshops em 2012 (Panamá), 2013 (Argentina) e 2016 (Chile).


Marlene Carnevali, PMP, PMI-RPM

Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior. Pós-graduada em Telecomunicações pela Universidade São Judas e em Gerenciamento de Projetos pela FIAP.  Com mais de 25 anos de experiências em empresas de grande porte como Citibank, BOVESPA, BANESPA, Santander, Caixa Econômica, Unisys Software Factory e HSBC.

Foi à primeira mulher no Brasil a obter a Certificação em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP). Também certificada como PMP, além da certificação em Mentoring & Coaching pelo Instituto Holos. Foi docente na FAE, para alunos de pós-graduação - Curitiba.

Palestrante em diversos eventos, dentre outros:
- Gerenciamento de Riscos - PMI Pernambuco - 2008;
- Gestão de Riscos em Projetos – PMI Santa Catarina - 2009;
- Alunos da FAE - 2009 Curitiba;
- Turmas de pós-graduandos da PUC-PR 2009.
- Risk Summit 2010 - RJ;
- Alinhamento da gestão de projetos ao plano estratégico da empresa - Seminário Internews 2011 – SP;
- Webinar Gerenciamento de Riscos PMI-SP - 2014;
- Webinar PMI-MG 2017;

Artigo publicado na Revista Mundo PM, Edição Nº 38 – “A comunicação em Gerenciamento de Riscos.

Autora do livro “A Ciência do Gerenciamento de Riscos em Projetos” 2ª Edição  publicada e disponível na  Amazon.com.br



Aloysio de Souza Jr, PMP, PMI-RPM, MoR


Certificado PMP, PMI-RMP, MoR, pós-graduado em gerenciamento de projetos, Aloysio Jr é engenheiro eletricista com mestrado em Comunicações Digitais pela Chalmers University of Technology, Suécia. Tem amplo conhecimento e experiência em projetos de TIC  para ambientes onshore da indústria de óleo e gás. Tem Interesses acadêmicos e profissionais em gestão de projetos, liderança e habilidades comportamentais / coaching. É também master practitioner em PNL e foi diretor de marketing do PMI-BA em 2019. É voluntário em projetos sociais desde 2016.


INSCREVA-SE JÁ!

18agosto

Webinar Compartilhando Experiência Implementação de projetos emergenciais

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 19:15
pmi_linkedin_compartilhando_experiencias


Webinar Compartilhando Experiência:
Implementação de projetos emergenciais frente às mudanças bruscas de cenários com Rodrigo Carmo, PMP e Francisco Chagas, PMP.


Sobre nossos convidados:


Francisco Chagas, PMP

Gerente de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no CIMATEC. Com mais de 8 anos de experiência em gestão de projetos, tem atuação nos segmentos automotivo, alimentos, mineração, P&G e saúde. Atualmente gerencia projetos de pesquisa e inovação tecnológica, colaborando com a aproximação das indústrias ao universo da pesquisa e desenvolvimento através de projetos que gerem a melhoria/criação de processos e produtos.


Rodrigo Carmo, PMP
Project Manager Program Management Office na SENAI CIMATEC. Com mais de 12 anos de experiência em gestão de projetos tem atuação em diversos segmentos como P&G, metalurgia, mineração, automotiva, farmacêutica e alimentos. Atualmente lidera projetos de pesquisa e inovação defendendo a iniciativa de aproximar cada vez mais a realidade da indústria ao inverso da pesquisa e desenvolvimento de novos processos e produtos com o objetivo de maximizar os resultados e a eficiência do uso dos recursos nos projetos.



INSCREVA-SE JÁ:

25agosto

Webinar Desenvolvimento de Projetos no Brasil - Passado, Presente, Futuro

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 20:15

WhatsApp Image 2020-08-10 at 08.58.44



Webinar Desenvolvimento de Projetos no Brasil - Passado, Presente, Futuro

Bate papo com o especialista Rivaldo Bôto.

Nosso convidado, Rivaldo Bôto, é um dos fundadores do Capítulo PMI Bahia. Tem Mestrado Profissional em Engenharia Industrial pela UFBA.  MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Bacharel em Química Industrial pela Escola de Química de Sergipe e é certificado Project Management Professional (PMP)® e membro do PMI.

Como mediador Bruno Spínola Oliveira, PMP, Diretor de Marketing & Comunicação, com 16 anos de experiência como gerente de projetos trabalhando com consultoria nas áreas de TI, Industria, entretenimento, gestão empresarial. Professor do cursos de MBA em Gestão de Projetos e gestão da qualidade. Gerente de Projetos há 13 anos da empresa Televia Soluções em Projetos e Processos. Certificado PMP e Green Balt.

INSCREVA-SE JÁ!

setembro 2020

22setembro

Webinar PMO Bahia Insight | PMO Time-Now Engenharia

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término às 20:30

PMO Bahia Insight - Time-now

Webinar PMO Bahia Insight | Case PMO Time-Now Engenharia com James Stein, MBA, Gerente do PMO

James Stein é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Gestão de Projetos pela FGV e com MBA pela Manchester Business School. Com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos industriais, já atuou nos segmentos de papel, celulose e mineração. Atualmente é o Gerente do PMO da Time-Now Engenharia. Vencedor do prêmio PMO do ano do PMI Espírito Santo de 2019.

INSCREVA-SE JÁ!

28setembro

Ferramentas da qualidade voltadas para gestão de projetos

  • Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término dia 01/10/2020 às 22:00

WhatsApp Image 2020-09-09 at 19.59.47


As Ferramentas da Qualidade
 são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.

Elas usam boas práticas advindas dos LEAN e SiX SIGMA e são as seguintes:

Caracterização do problema x objetivo, mapa SIPOC dos processos (com INPUT, OUTPUT, fornecedores), gráfico da situação atual, pareto para priorização dos objetivos mais importantes, Mapa do processo utilizando, Digrama de causa e efeito para identificar  entradas que causem uma saída / problema, métrica de levantamento e análise de dados, 5 Por quês, Brainstorm, FMEA, plano de implementação de soluções, geração de soluções.

Objetivo do curso é aplicação de 14 ferramentas da gestão da qualidade voltadas para área de projetos onde serão desenvolvidos  dois cases:

Primeiro será realizado juntamente com facilitador com a aplicação das 14 ferramentas em um case prático. Estudo de caso e melhoria de processos em um cliente com a aplicabilidade dessas 14 ferramentas.

Sairemos de um cenário A problemático para cenário desejado.

O segundo como exercício de fixação das ferramentas.

Facilitador

Bruno Spínola Oliveira, PMP, Green Balt
Possui 16 anos de experiência como Gerente de projetos trabalhando com consultoria nas áreas de TI, Industria, entretenimento, gestão empresarial e etc.. Professor do cursos de MBA em Gestão de Projetos e gestão da qualidade. Gerente de Projetos há 13 anos da empresa Televia Soluções em Projetos e Processos. Certificado PMP e Green Balt


FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO:

outubro 2020

15outubro

Webinar PMO Bahia Insight | "Construindo PMO Crítico para o Sucesso" com Marisa Silva, The Lucky PM

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 17:00 e término às 18:15

pmi-linkedin-foto@2x

Habitualmente você não vê outros departamentos, como o Legal ou de Finanças, vendendo para a Gestão Executiva o porquê de serem importantes para a organização, porém este é um cenário bem conhecido para os Escritórios de Projetos (PMO). A realidade é que os PMOs enfrentam um paradox na sua razão de ser: apesar de existirem para responder às necessidades de negócio, se todos os projetos fossem bem-sucedidos, em princípio, então podemos assumir que um PMO não seria necessário. A questão deve então ser colocada: como tornar o PMO indispensável na organização?

 
Nesta palestra, Marisa Silva, The Lucky PM, defende que, para ultrapassarem um estado em que a justificação dos PMOs é limitada pelo fracasso e temporalidade dos projetos, os PMOs precisam elevar o seu perfil e posicionamento enquanto fonte sustentável de valor através da resposta a cinco desafios-chave que são imperativos para a sua sobrevivência. Utilizado um estilo pragmático e exemplos reais, Marisa apresentará um mundo em que o PMO não é visto como o polícia dos templates, mas em que é fundamental para o sucesso dos projetos e desejado por qualquer Executivo. O futuro dos PMOs acontece num mundo em que os PMOs são críticos para o sucesso.


Nossa Convidada:

Marisa Silva, the Lucky PM, é uma experiente e certificada consultora, educadora e palestrante internacional nos temas de Escritório de Projetos (PMO) e Gestão de Portfólio e Projetos (PPM). Uma defensora apaixonada pelo valor da Gestão de Projeto para a sociedade, ocupou, enquanto voluntária, os cargos de Programs Director na Project Managers Without Borders, mentora na Project Managers Against Poverty e Secretária do APM PMO SIG, tendo sido também Head of External Affairs na IPMA Young Crew Portugal. Frequentemente descrita como uma especialista no domínio de PMOs, Marisa é a co-autora dos únicos cursos destinado a profissionais de PMO reconhecidos pela APM. Marisa é ainda autora do livro “Histórias de Embalar para Gestores de Projeto”, Chief Community Officer na PMO Global Alliance, e Consultora Sénior na Wellingtone, uma empresa de consultoria dedicada a avançar a maturidade das organizações em Gestão de Projeto. Com um mestrado em Gestão Estratégica de Projetos (UCL) e a frequentar o doutoramento em Gestão de Projeto (Alma Mater Europaea), Marisa é uma da mais jovens profissionais a receber o prestigiado estatuto de Fellow Member pela Association for Project Management (APM), o Chartered Body for the Project Profession, como reconhecimento do seu contributo para a profissão e para a comunidade. Marisa pode ser contactada em marisa.silva@wellingtone.co.uk.



FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
* O link do webinar estará disponível no seu ingresso do Symplá momento antes de iniciar a sessão.

23outubro

Jornada do Conhecimento do PMI Brasil [Etapa 1]

  • Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término dia 24/10/2020 às 18:00
27outubro

Workshop Design Thinking

  • Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Término dia 30/10/2020


pmi_linkedin_design_thinking

Design Thinking é uma forma de pensar, um modelo mental com foco nas pessoas, que tem como valores a empatia, colaboração e experimentação. O propósito é reunir uma equipe multidisciplinar para geração e validação de ideias de negócios, criando soluções mais aderentes às reais necessidades das pessoas. Design Thinking não exige grandes investimentos de tempo e dinheiro e há inúmeros recursos disponíveis para que você colocar esse método em prática: você pode aprender e aplicar Design Thinking na sua empresa e na sua vida.

Neste workshop você conhecerá esse método. Ao final, compreenderá a filosofia que sustenta essa abordagem, as principais etapas que compõem um projeto utilizando o design thinking e as ferramentas que podem ser utilizadas, Estará apto a analisar projetos e oportunidades com uma visão mais abrangente e holística.

Abordaremos conceitos modernos e teremos muitas atividades práticas. Vamos explorar os 3 pilares do Design Thinking, como identificar um problema, como conduzir uma sessão de ideação, elaborar um mapa da empatia e definir personas, entre muitas outras técnicas.

Ao final do workshop, todos os participantes receberão um kit de Ferramentas de Design Thinking, com mais de 160 páginas de conteúdo, dezenas de ferramentas e técnicas de inovação e criatividade para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Datas dos encontros: 27 e 30 de Outubro de 2020. 

Facilitador

Acilio Marinello possui mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de projetos, atuando em empresas no Brasil e exterior, com atividades profissionais realizadas em mais de 25 países nas Américas, África, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Especialista em Gerenciamento de Projetos de TI pela Universidade de São Paulo e mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC de São Paulo, possui diversas certificações internacionais em gerenciamento de projetos. Entusiasta sobre o tema inovação, aplicou práticas de Design Thinking em dezenas de projetos ao redor do mundo.

Palestrante e instrutor internacional, atua como consultor em gestão de projetos na Sponsorb e coordenador do curso de pós-graduação em gerenciamento de projetos - práticas do PMI - no Senac São Paulo.


FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO:

novembro 2020

09novembro

Preparatório PMI-ACP Online - ÚLTIMA TURMA 2020 | Parceria PMIBA, PMIES, PMIPE, PMISE, PMIDF

  • Online
  • Início às 19:00 e término dia 01/12/2020 às 22:00
10novembro

Webinar Projeto Rota do Bem | Como promover engajamento social através do processo pedagógico

  • YouTube Canal PMI Bahia | Transmissão ao vivo‎
  • Início às 19:00 e término às 20:00
Mais informações site_linkedin_twitter - Bate Papo com Especialistas - 10.11


Bate papo com o especialista Anderson Freitas [Clique aqui para acessar o evento]

Nosso convidado, Anderson Freitas, é bacharel em administração com ênfase em comercio exterior, pós-graduado em metodologia do ensino superior, MBA em administração pública, especialização em marketing internacional, pela Sterling College, Perth-Australia, mestrando em direito, governança e políticas públicas. Atuou na BOSCH, Vale, na "Lisbon Transport Line University" na Australia e atualmente é coordenador dos cursos de pós-graduação da área de gestão e negócio, e dos cursos de graduação tecnológica em logística e marketing da UNIFACS | Laureate International Universities

Como mediador Bruno Spínola Oliveira, PMP, Diretor de Marketing & Comunicação, com 16 anos de experiência como gerente de projetos trabalhando com consultoria nas áreas de TI, Industria, entretenimento, gestão empresarial. Professor do cursos de MBA em Gestão de Projetos e gestão da qualidade. Gerente de Projetos há 13 anos da empresa Televia Soluções em Projetos e Processos. Certificado PMP e Green Belt.

YouTube Canal PMI Bahia | Transmissão ao vivo‎ | GRATUITO | PARTICIPE! 





14novembro

2º Encontro Anual do Programa Ações Sociais PMI Bahia

  • Online - Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 08:30 e término às 12:00
Linkedin_Twitter_Site_EAPASPB

"Novo olhar para criar parcerias no mundo virtual e documentações necessárias para participação de editais públicos e privados"

A Diretoria de Afiliação & Voluntariado convida a todos para participar do 2º Encontro Anual do Programa de Ações Sociais PMI Bahia, com o tema Geração de Parcerias e documentação para editais, com o principal objetivo de lançar um novo olhar para geração de parcerias no mundo virtual e documentações necessárias para participação de editais públicos e privados, que ocorrerá no dia 14 de novembro, das 08:30 às 12h.

Na oportunidade, o palestrante parceiro Fernando Fischer, Diretor e coordenador de programas da Agência Social, Pesquisador associado ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social - CIAGS/EAUFBA e Mestre em Administração-UFRJ, realizará uma oficina destinada às ONGs convidadas e as atendidas pelo Programa de Ações Sociais.

O workshop terá uma abordagem interativa, simples e objetiva, discutindo com dados reais, como elaborar e acompanhar um plano de criação de parcerias no novo mundo virtual, para mobilização de recursos, físicos e financeiros, focando também na importância das documentações necessárias para participar de editais de financiamento.

Os participantes auxiliarão as ONGs na elaboração preliminar de seus planos, contribuindo com atividades que trarão aprendizado para todos os envolvidos.

Serão concedidos o máximo de 3 PDUs técnicos para participantes com certificação PMI.

A inscrição é GRATUITA, no entanto, se desejar você pode realizar uma doação solidária diretamente para as ONGs: 

ACCABEM - Casa de Caridade Bezerra de Menezes:

CNPJ: 03.594.556/0001-41 

BANCO BRADESCO: 237 | Agência: 1640-3 | Conta Corrente: 12327-7

BANCO DO BRASIL: 001 | Agência: 4340-0 | Conta Corrente: 50313-4


[E]


ABC - Associação Baiana dos Cegos

CNPJ: 14.804.447/001-28

BANCO BRADESCO: 237 | Agência: 3189-5 | Conta Corrente:163700-2



INSCREVA-SE JÁ!


20novembro

Jornada do Conhecimento do PMI Brasil [Etapa 2]

  • Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 19:00 e término dia 21/11/2020 às 18:00
24novembro

Webinar “Desafios gerenciais nas obras por onde passei”.

  • YouTube Canal PMI Bahia | Transmissão ao vivo‎
  • Início às 19:00 e término às 20:00

linkedin-bate-papo@2x

Bate papo com o especialista Aldo Dórea Mattos, MSc, PMP [Clique aqui para acessar o evento]

Nosso convidado, Aldo Dórea Mattos, é engenheiro civil e advogado, consultor de empresas, Senior Advisor da Deloitte.

  • Engenheiro Civil e Advogado (UFBA);
  • Mestre em Geofísica (UFBA);
  • Experiência em grandes projetos de infraestrutura de energia, transportes, hidráulica, saneamento e habitação no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Moçambique, Peru, Egito, Trinidad e Tobago e Costa Rica;
  • Consultor de planejamento e gerenciamento de obras para diversas empresas públicas e privadas;
  • Diretor para a América Latina da Association For The Advancement Of Cost Engineering (AACE – www.aacei.org);
  • Certificado como Certified Cost Professional (CCP) pela AACE;
  • Certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI;
  • Titulado como Member (MRICS) pela Royal Institution Of Chartered Surveyors (RICS);
  • “Engenheiro de Custos do Ano” (2014), distinção concedida pelo IBEC;

Autor dos livros:

 “Como Preparar Orçamentos de Obras” (Pini);

“Planejamento E Controle de Obras” (Pini);

“Métodos De Planificación y Gestión de Obras”, com Fernando Valderrama (Reverté);

“Patrimônio de Afetação na Incorporação Imobiliária” (Pini).


Como mediador Bruno Spínola Oliveira, PMP, Diretor de Marketing & Comunicação, com 16 anos de experiência como gerente de projetos trabalhando com consultoria nas áreas de TI, Industria, entretenimento, gestão empresarial. Professor do cursos de MBA em Gestão de Projetos e gestão da qualidade. Gerente de Projetos há 13 anos da empresa Televia Soluções em Projetos e Processos. Certificado PMP e Green Belt.

YouTube Canal PMI Bahia | Transmissão ao vivo‎ | GRATUITO | PARTICIPE! 




dezembro 2020

01dezembro

Happy Hour com Projetos

  • Online
  • Início às 19:00 e término às 21:00
Happy Hour 01DEZ2020

Happy Hour com Projetos Exclusivo para Afiliados e Voluntários

  • Breve restrospectiva 2019/2020
  • Apresentação da Diretoria 2021/2022
  • Rodada de conversa - O que os afiliados e voluntários esperam do PMI Bahia em 2021
  • Desafios da Gestão 2021/2022
  • Confraternização 


03dezembro

Métricas Ágeis - Obtenha melhores resultados em sua equipe

  • Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Início às 18:55 e término às 19:55

linkedin-metricas-ageis

Webinar "Métricas Ágeis - Obtenha melhores resultados em sua equipe" com Raphael Donaire Albino 

Neste Webinar você irá refletir sobre como as métricas de processos podem potencializar a performance das equipes. E discutir a partir de dicas em como analisar gráficos e visualizações como LeadTime, CFD e Throughput. Ao final deste encontro com Raphael Donaire Albino desejamos que você tenha ideias de como responder perguntas como:

Existe algo atrapalhando o processo de trabalho da equipe?

Quando o projeto estará pronto?

É possível entregar antes?

O escopo tem mudado demais?

Por que temos a impressão de trabalharmos muito e não enxergamos as atividades fluírem?


Sobre nosso convidado: 

Raphael Donaire Albino é doutorando e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, formado em Sistemas de Informação, pela Unesp de Bauru, e com MBA em Gerenciamento de projetos, pela FGV. Profissional com mais de 14 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, atua com programação, concepção de novos produtos, análise de requisitos e gestão de projetos e equipes.

Raphael Donaire Albino é autor do livro Métricas Ágeis: Obtenha melhores resultados em sua equipe.

INSCREVA-SE JÁ!
* O link do webinar estará disponível no seu ingresso do Symplá momento antes de iniciar a sessão.

10dezembro

Jornada do Conhecimento do PMI Brasil [Etapa 3]

  • Transmissão ao vivo‎ via internet
  • Término dia 12/12/2020

fevereiro 2021

23fevereiro

[SOLD OUT] Preparatório Certificação PMI-ACP - Online | Parceria PMIBA, PMIES, PMIPE, PMISE, PMIDF

  • Online
  • Início às 19:00 e término dia 18/03/2021 às 22:00
Inscrições Encerradas

Mais turma do preparatório com 100% de aproveitamento foi fechada!

Em breve será lançada a segunda turma de 2021. Acompanhe nossas redes sociais para garantir sua vaga e não perder está oportunidade de conquistar sua certificação PMI-ACP.

Até breve

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

março 2021

11março

Case imperdível | ITAÚ X DISCIPLINED AGILE

  • Evento Virtual
  • Início às 21:00
Mais informações
IMPERDÍVEL

Eduardo Portilho - Banco Itaú
e Scott Ambler - PMI estarão nesta sessão do PMI em Portuñol para apresentar a jornada ágil do maior banco privado da américa latina; como eles aplicam o Disciplined Agile, seus desafios, as melhores práticas e muito mais.

PMI em Portuñol é uma série de eventos virtuais que traz as últimas novidades, produtos e tendências em gerenciamento de projetos na América Latina e no mundo em espanhol e português.

Somos uma única América Latina unida trabajando juntos independentemente de idioma e como fronteiras.




Quer saber mais, acesse:
https://www.airmeet.com/e/271c5490-6571-11eb-89d4-271711c45c6b


12março

Overview sobre as mudanças previstas para o PMBOK 7

  • Evento Virtual
  • Início às 19:30 e término às 22:30
Mais informações
Junte-se a nós!
Venha conferir essa incrível discussão sobre as mudanças do guia PMBOK 7º.




🗓️ 12 de março
⏰ 19:30 (em português)
📍   Online (pmilatam.com/PMBOK7)
💯 Gratuito

⚠️ Evento aberto ao público em geral

Não perca essa oportunidade de ficar por dentro de todas as mudanças com quem está por dentro do assunto!



27março

Treinamento oficial PMI® | DISCIPLINE AGILE FOR PROFESSIONALS

  • Evento online
  • Início às 08:30 e término dia 28/03/2021 às 17:30
Treinamento oficial PMI®
DISCIPLINE AGILE FOR PROFESSIONALS
(10% de desconto para filiado ao PMI BA, instruções no no final da página.)



O DA nos apresenta de forma consistente e agnóstica um kit de ferramentas, que engloba uma diversidade de estratégias ágeis, para a orientar pessoas, equipes e organizações a otimizar seus processos de maneira sensível ao contexto. Quer conhecer mais o que o DA pode fazer por você e por sua organização?

10% de desconto para filiado ao PMI BA, instruções no link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetn89j0O_JR7WfRXsM2J2O7vJBIAyVONatrKd7sO209TJP9g/viewform

INSCREVA-SE JÁ!

https://www.sympla.com.br/dasm---disciplined-agile-for-professionals---treinamento-oficial__1138269



abril 2021

08abril

PMI IN PORTUÑOL PMI 4.0: Ampliando nosso impacto / Ampliando nuestro impacto

  • Virtual
  • Início às 19:30 e término às 22:00
Mais informações

O mundo está mudando cada vez mais rápido e hoje, mais do que nunca, o papel do gerenciamento de projetos evolui constantemente, gerando cada vez mais impactos positivos. E o [tag PMI] PMI encabeça esse movimento.

A nova estratégia do PMI 4.0 busca empoderar os changemakers e ajudá-los a serem melhores. Quer saber como? Participe de nosso novo PMI in Portuñol - PMI 4.0: Ampliando nosso impacto



Participe gratuitamente do PMI in Portuñol no dia 08 de Abril.

Saiba mais:
http://pmilatam.com/pippmi4

10abril

Disciplined Agile® for Professionals

  • Evento Online
  • Início às 08:30 e término dia 11/04/2021 às 17:30
Já estamos certos de que os melhores resultados para a Transformação Ágil vêm da compreensão e da construção do seu próprio jeito de trabalhar, que seja sensível ao seu contexto, a sua cara, o seu WoW - Way of Work e é assim que o DA potencializa o sucesso da agilidade organizacional, ajudando você a construir o seu WoW.

A JUMP, parceira oficial do PMI, em um ano formou 17 turmas com mais de 290 pessoas capacitadas no Treinamento Oficial DA, pessoas que despertaram um novo olhar assumindo seu protagonismo para transformar e evoluir a agilidade.



Mais informação:
https://www.sympla.com.br/produtor/disciplinedagile

Data: 10 e 11/04
Horário: 08h30 as 17h30 (Duração de 14 horas)

🟦 Treinamento oficial
🟦 Chancela do PMI®
🟦 Curso já inclui a prova para a certificação
🟦 Aprender com o instrutor DA mais experiente do país
🟩 Associados PMI Bahia têm 15%OFF - Código: DA15DESC

maio 2021

01maio

DASM - Disciplined Agile® for Professionals

  • Evento online
  • Início às 08:30 e término dia 02/05/2021 às 17:30
Mais informações Já estamos certos de que os melhores resultados para a Transformação Ágil vêm da compreensão e da construção do seu próprio jeito de trabalhar, que seja sensível ao seu contexto, a sua cara, o seu WoW - Way of Work e é assim que o DA - Disciplined Agile potencializa o sucesso da agilidade organizacional, ajudando você a construir o seu WoW.

Vem aprender o DA conosco!
A JUMP, parceira oficial do PMI, conta com o instrutor mais experiente em DA do país, Adriano Tavares, consultor e praticante desde 2012, que será seu facilitador nessa jornada.




😁 Saiba mais em:
https://www.sympla.com.br/dasm---disciplined-agile-for-professionals---treinamento-oficial__1185905

Data: 01 e 02/05 - 2 dias
Horário: 08h30 as 17h30 (Duração de 14 horas)

🟦 Treinamento oficial PMI®
🟦 Curso já inclui a prova para a certificação
🟩 Associados PMI Bahia têm 15%OFF - Código: PMIBA15OFFDA