PMI

O Instituto

Estabelecido em 1969 com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA) o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500 mil membros em mais 180 países.

No início do século 21, o PMI® tinha mais de 50 mil associados, mais de 10 mil Profissionais de Gerenciamento de Projeto (PMP®) certificados e mais de 270 mil cópias do PMBOK® Guide estavam em circulação. Atualmente, o número de cópias em circulação do PMBOK® Guide já chega a mais de dois milhões.

O Project Management Institute foi fundado em 1969 por cinco voluntários. A Comunidade da Pensilvânia emitiu as Cláusulas de Incorporação do PMI®, oficializando sua fundação. Durante aquele mesmo ano, o primeiro PMI® Seminars & Symposium aconteceu em Atlanta, Geórgia (EUA), com a participação de 83 pessoas.

Nos anos 70, a primeira edição do Project Management Quarterly (PMQ) foi publicada, e posteriormente renomeada para Project Management Journal (PMJ). O primeiro evento anual “Seminars & Symposium” foi realizado fora dos EUA, o primeiro Capítulo do PMI® foi oficializado e o primeiro Programa de Prêmios Profissionais estabelecido. Ao final da década, o PMI® somava mais de dois mil associados no mundo.

Durante os anos 80, o número de associados do PMI® continuou crescendo, bem como os programas e serviços oferecidos pela associação. Um Código de Ética foi adotado para a profissão e o primeiro Project Management Professional (PMP®) foi certificado.

O primeiro modelo padrão de Gerenciamento de Projetos foi publicado: o PMQ Special Report on Ethics Standards and Accreditation. As publicações do PMI® sobre produtos e serviços cresceram rapidamente durante esta década. O primeiro livro do PMI® foi publicado e nasceu a PMNetwork, revista mensal do PMI®. Em função deste crescimento foi estabelecida a Divisão de Publicações do PMI® na Carolina do Norte, EUA.

Em 1990, o PMI® somava mais de 8,5 mil associados e em 1993 este número crescia cerca de 20% ao ano. Durante os anos noventa foram formados os Grupos de Interesses Específicos, (SIG), os Colleges e o Seminars USA, uma série de programas educacionais em Gerenciamento de Projeto (depois renomeado como World Seminars). O PMI® também marcou presença na rede mundial da Internet e publicou o “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, um guia englobando todas as áreas do conhecimento que regem as regras do gerenciamento de projetos.

O PMI® Today, boletim informativo mensal do PMI®, foi impresso pela primeira vez e o Programa de Desenvolvimento Profissional (Professional Development Program - PDP) foi estabelecido para que os profissionais certificados como PMP® mantenham sua certificação.

Com o passar do tempo, o PMI® se tornou, e continua sendo, a principal associação profissional em Gerenciamento de Projetos. Os associados e interessados em Gerenciamento de Projetos têm à sua disposição uma extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI®. Estes produtos e serviços são descritos abaixo e estão detalhados no site do PMI®.

Padrões Profissionais

O PMI® ocupa uma posição de liderança global no desenvolvimento de padrões para a prática da profissão de Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. O principal documento padrão do PMI®, “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI). O PMI® está compromissado com a expansão e melhoria contínua do PMBOK® Guide, assim como com o desenvolvimento de padrões adicionais.

Além do PMBOK® Guide, outros padrões foram desenvolvidos, estando disponibilizados aos associados:

  • Practice Standard for Project Risk Management
  • Construction Extension to the PMBOK® Guide Third Edition
  • Government Extension to the PMBOK® Guide Third Edition
  • Practice Standard for Project Configuration Management
  • Practice Standard for Project Estimating
  • Practice Standard for Scheduling
  • PMCDF (Project Manager Competency Development Framework)
  • OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model)
  • EVM (Practice Standard for Earned Value Management)
  • WBS(Practice Standard for WBS - Wokbreakdown Structure)
  • PPMS (Program and Portfolio Management Standards) - The Standard for Program Management- Second Edition

Também foram desenvolvidas extensões para áreas específicas do PMBOK® Guide, tais como:

  • Governo
  • Construção
  • U.S DoD (governo dos Estados Unidos)

Esses padrões são desenvolvidos e mantidos por milhares de voluntários do PMI, com experiência em cada tipo específico de projeto, e fornecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos ao redor do mundo.

E vários outros padrões estão sendo construídos para possibilitar o aumento do conhecimento em gerenciamento de projetos. Consulte a página do PMI®, para saber mais sobre os padrões sendo desenvolvidos.

Certificação

Desde 1984 o PMI® tem se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos e reconhecer as realizações de indivíduos no tema.

O PMI oferece cinco certificações que reconhecem o conhecimento e competência, incluindo a gestão Project Professional (PMP ®) credencial detida por mais de 370.000 profissionais em todo o mundo.

Salários e oportunidades de carreira para os portadores de credenciais mostram que os empregadores reconheçam o valor entregue por profissionais treinados.

Em 1999, o PMI® se tornou a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela ISO 9001.

Pesquisa

O PMI® tem como foco a expansão do conhecimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. As pesquisas em Gerenciamento de Projetos são incentivadas através de conferências bienais, subsídios e livros voltados para pesquisa. Adicionalmente, as necessidades atuais, as informações e o conhecimento sobre a profissão são reunidos e disseminados, o futuro da profissão é avaliado e a evolução da profissão é encorajada.

Publicações

O PMI® edita três revistas periódicas para o benefício dos profissionais em Gerenciamento de Projetos.

A PMNetwork é uma revista mensal, o Project Management Journal é um jornal trimestral e o PMI® Today é um boletim informativo mensal. O PMI® é o líder mundial em publicações de livros em Gerenciamento de Projetos, ferramentas para treinamento e produtos para aprendizagem de modo geral.

Mais de mil títulos estão atualmente disponíveis na livraria on-line do PMI®.

O PMI divulga às sextas feiras também o Friday Facts, uma publicação leve e objetiva reportando os principais eventos promovidos ou apoiados pelo PMI e as oportunidades e acontecimentos relacionados ao gerenciamento de projetos ocorridos no período da edição.

Educação e Treinamento

O PMI® oferece muitas oportunidades para os profissionais de Gerenciamento de Projetos aprimorarem seu conhecimento e suas habilidades. O “SeminarsWorld™ Program” oferece seminários que cobrem um amplo leque de tópicos do Gerenciamento de Projetos, realizados ao longo do ano em vários locais do mundo. O PMI® mantém um banco de dados on-line de provedores qualificados de educação, treinamento e produtos de Gerenciamento de Projetos (REP - Registered Education Provider).

O PMI® detém a liderança no estabelecimento de padrões de reconhecimento para cursos de pós-graduação e de mestrado em Gerenciamento de Projetos. O PMI® também mantém uma lista de instituições acadêmicas que oferecem graduação em Gerenciamento de Projetos.

Desenvolvimento Profissional

O PMI® oferece serviço on-line de oportunidades de carreira em Gerenciamento de Projetos para indivíduos e seleção de profissionais pelas empresas. Os serviços do Career Headquarters (que podem ser consultados através do site do PMI® - www.pmi.org) incluem a oferta de oportunidades de trabalho, um diretório de currículos de associados do PMI®, assim como recursos de desenvolvimento profissional.

O PMI® promove anualmente o Annual Seminars Symposium (mais informações podem ser obtidas no site do PMI® - www.pmi.org), o principal evento na área de Gerenciamento de Projetos do mundo. Nestes eventos são feitas apresentações de palestrantes consagrados, de casos práticos e de novos estudos na área do Gerenciamento de Projetos, além de uma feira com expositores de produtos e serviços associados ao tema.

Os participantes do evento têm oportunidades para aprimorar seu conhecimento prático e conceitual e ter contato com as mais modernas técnicas, ferramentas e tecnologias de Gerenciamento de Projetos, além de poder trocar experiências com profissionais do mundo todo, aumentando sua rede de relacionamentos.

Programa de Premiação do PMI® aos Profissionais da Área 

O PMI® promove um programa anual de premiação aos indivíduos que trazem honra e reconhecimento à profissão de Gerenciamento de Projetos e ao PMI®. São reconhecidos os indivíduos que contribuíram de forma contínua e significativa em pesquisa e literatura, que fizeram notáveis contribuições voluntárias e de destaque para a profissão de Gerenciamento de Projetos.

Adicionalmente, o prêmio de maior prestígio do PMI®, o PMI® Project of the Year, é conferido ao projeto e sua equipe pelo desempenho diferenciado e pela excelência no Gerenciamento do Projeto.

Organizações Componentes

Associados do PMI® podem comunicar-se e fazer networking com outros profissionais, compartilhar idéias e experiências, acessar informações de outras indústrias, participar de seminários e workshops e desenvolver sua liderança participando das Organizações Componentes do PMI®.

Eles podem selecionar e filiar-se em quaisquer dos três tipos de Organizações Componentes: (1) Chapters, (2) Grupos de Interesses Específicos (SIG’s) e (3) Colleges. Os Chapters são organizações agrupadas geograficamente e que hoje passam de 200 em todo o mundo. Os SIG’s proporcionam aos associados o acesso às melhores práticas de Gerenciamento de Projetos dentro do assunto de interesse. Os Colleges promovem o avanço, refinamento e formalização do conhecimento de Gerenciamento de Projetos.

Relações Corporativas

O PMI® oferece uma variedade de oportunidades para as organizações (empresas públicas ou privadas, agências do governo, instituições acadêmicas e outras associações) desenvolverem seus relacionamentos e colaborarem com PMI® no avanço e desenvolvimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. A participação no Conselho Corporativo do PMI® é uma oportunidade para o diálogo e o compartilhamento de idéias entre executivos. Esta participação demonstra o compromisso de uma organização com o Gerenciamento de Projetos e com o avanço futuro da profissão.

Fundação Educacional do PMI® (PMIEF)

A Fundação Educacional do PMI®, cujo slogan é “Promovendo o Futuro do Gerenciamento de Projetos”, é uma organização autônoma. Ela oferece educação, pesquisa e atividades relacionadas que incentivam o Gerenciamento de Projetos para o benefício da sociedade. A Fundação é sustentada através de doações de organizações e indivíduos, e apoia pesquisas, fornece bolsas de estudo acadêmicas e distribui premiações.