Não é um encerramento de projeto, de programa, mas o encerramento do ano, encerramento da metade de um ciclo.

Ás vezes não basta ser Águia precisamos ser Coruja, ser Fênix ou a interseção do que se tem de melhor em cada um deles. O ano de 2017 tem muito a nos deixar boas lembranças e motivação suficiente para trabalharmos para que 2018 se torne melhor que 2017. Não há dúvidas que a meta é entregar alto valor a comunidade de gerenciamento de projetos e em particular aos associados do PMI Bahia Chapter.

Com efeito, o ano de 2017 foi de muitas entregas - “necessárias, sim, mas não suficiente”.

Iniciamos em maio/2017, entre outras atividades, o uso intensivo de plataforma para organização dos eventos do PMI Bahia Chapter. Implementamos também em 2017 um novo site, de mais fácil navegação, responsivo e em linha com o site do PMI Global. Implementamos uma nova plataforma de e-mail marketing mais eficiente e com menor custo, retomando a entrega de newsletter totalmente reestruturada. Nos tornamos fortemente ativos nas redes sociais aumentando consideravelmente nossa audiência. No entanto, é importante destacar que sem a atuação incansável dos voluntários profissionais de todas as diretorias, realizar entregas, resultados e benefícios para os associados ou mesmo para a comunidade de gerenciamento de projetos, não seria possível.

Plenamente conectados com o planejamento estratégico de 2017 capitaneado pela Presidência do PMI Bahia Chapter as diretorias puseram a “estratégia em ação”. A Diretoria de Eventos realizou dois “Networking com Palestra”, iniciando em maio/2017 com Carlos Augusto Freitas, presidente do PMI Rio de Janeiro, falando do impacto da gestão estratégica por meio de projetos, programas e portfólio. Em julho/2017 tivemos o prazer de termos conosco Patrícia Quadros, gerente de projetos, que apresentou “Os Principias desafios na implementação do HCM SAP em oito empresas do Governo do Estado da Bahia”.

Em junho/2017, em sintonia com as atividades do Capitulo tivemos em Curitiba o XII CBGPL - Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos e Liderança, marco da congregação nacional da comunidade de gerenciamento de projeto.

Também um junho/2017 a Diretoria de Voluntariado realizou o encontro com os voluntários e a Diretoria de Eventos retomou o Happy Hour com Projetos com o primeiro encontro tratando de projetos de inovação com Etienne Marcos Rocha. Em agosto/2017 o Happy Hour foi para comemorar os 14 anos do PMI Bahia Chapter e agora em dezembro/2017 foi o último Happy Hour com Projetos com o tema “Tendências do Gerenciamento de Projetos” quando todos puderam compartilhar suas percepções, visões, expectativas, celebrando o Dia Internacional do Voluntariado, 05/12.

Em julho a Diretoria de Desenvolvimento Profissional realizou o lançamento do Compartilhando Experiências 2017 que teve como convidado o Cap. PM Marcelo Neves com o tema “Gerenciamento de Portfólio na SSP/BA”. No segundo Compartilhando Experiências, em setembro/2017, a Diretoria de Desenvolvimento de Profissional nos brindou com o convite para replicar no PMI Bahia Chapter a palestra “Gestão de Mudança Integrada à Gestão de Projetos – Desmistificando Pilares com o Guia de Práticas do PMI”, e por fim, o terceiro, no encerramento do Compartilhando Experiências 2017, tivemos Aloysio Souza Jr. com o tema "Gestão de risco em projetos estratégicos e seu impacto nas organizações".

Para saber a expectativa dos associados a respeito da atuação do Capitulo a Diretoria de Afiliação realizou uma pesquisa de satisfação em agosto/2017 e em outubro/2017 buscou saber a opinião dos ex-associados do PMI Bahia Chapter a fim de balizar as ações estabelecidas no planejamento estratégico. Também tivemos as ações da Diretoria de Expansão visando a interiorização do PMI Bahia Chapter e a Diretoria de Administração e Finanças dando todo o suporte para que as entregas fossem viabilizadas.

Não podemos deixa de destacar a formação de mais uma turma do Grupo de Estudos Técnicos PMP e CAPM 2017, promovida pela Diretoria de Desenvolvimento Profissional, da qual já se certificaram PMP dois profissionais que participaram do referido Grupo.

Em novembro/2017, com toda a crise socioeconômica e política que se encontra em tela, o PMI Bahia Chapter conseguiu realizar uma entrega para comunidade de gerenciamento de projetos de grande valor em seu conjunto, o SGPL 2017 - Seminário de Gestão, Projetos e Lideranças, com workshops conduzidos por profissionais de altíssimo nível, com os temas mais atuais do mercado. Palestras de abertura que contou com palestrante internacional e o UNIVERSIDIA, primeiro evento de gerenciamento de projetos realizado na Bahia exclusivamente voltado para os universitários, com palestrantes de renome na comunidade de gerenciamento de projetos.

E não podemos deixar de registrar que o PMI Bahia Chapter se fez representado pela Presidência no “PMI Region Meeting” realizado em abril/2017 em Minas Gerais e também esteve presente, representado pela Diretoria de Afiliação e membro do Conselho Fiscal, no “PMI Leadership Institute Meeting – North America 2017”, realizado em outubro em Chicago, Illinois, USA.

Há um provérbio popular que diz que o ótimo é inimigo do bom, mas se podemos considerar o ano de 2017 bom, desejamos que 2018 possa até não ser ÓTIMO, mas que seja muito melhor do que 2017. Entregar valor aos associados em particular e a comunidade de gerenciamento de projetos em seu conjunto é a meta a ser seguida continuamente.

Nesse contexto, ser voluntário tem o propósito de servir, ser voluntário do PMI Bahia Chapter é ter um propósito de servir aos associados, a comunidade de gerenciamento de projetos em seu conjunto. Desejamos vida longa e muito sucesso aos incansáveis voluntários do PMI Bahia Chapter. 

E todos nós do PMI Bahia Chapter, presidente, diretores, gerentes, voluntários, parceiros colaboradores, membros do conselho fiscal, suplente e membros do conselho consultivo, desejamos a você boas festas de final de ano e um feliz 2018 com muita saúde, paz e sucesso. Com muitos projetos, programas e portfólios entregando valor para o negócio das organizações.

Mentes abertas. Abordagens múltiplas. Um objetivo.


Aurélio Sant’Anna,
MD, PMP,
PRINCE2, IPMA-C, PMO-CP, CSM
Diretoria de Marketing & Comunicação
PMI Bahia Chapter

18 de dezembro de 2017