O CONQUALI – Conselho de Qualidade do Serviço Público, que tem por finalidade estabelecer metas e pactuação de resultados para os órgãos e entidades da Administração Pública, bem como apreciar e deliberar sobre propostas de políticas e diretrizes de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e de Tecnologias de Gestão que aprimorem a qualidade dos serviços públicos prestados, realizou nos dias 21 e 22 do mês de agosto, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio da Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (CDSG) e da Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia (RCI), o Seminário APG em ação: Gerenciamento de Processos de Negócio e Gerenciamento de Projetos.

O evento previsto no Projeto de Consolidação e Acompanhamento das APG – Assessorias de Planejamento e Gestão, priorizado no portfólio de projetos do Planejamento Estratégico da SAEB, e teve como principal objetivo, a apresentação da importância do Gerenciamento de Processos e Projetos no contexto da gestão organizacional e o papel dos Assessores de Planejamento e Gestão desde a demanda até a implementação das tecnologias de Gestão, temas principais das palestras de abertura apresentadas pela coordenadora do CONQUALI, Flavia de Deus, Milton de Sousa Coelho Filho, Diretor de Soluções em Gestão e Daniela Svec, coordenadora de soluções em Gestão.

O Seminário APG em ação contou com a presença das palestrantes Isabel Martinez, representante da Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio – ABPMP e Cristina Serravalle, diretora do PMI-Ba, que apresentara o tema fatores críticos de sucessos na gestão de processos e projetos. Coube aos consultores da RCI de Gerenciamento de Processo de Negócio - BPM e Gerenciamento de Projetos - GP, Jorge Moura e Carlos Loureiro, a apresentação das metodologias usadas para implementação das tecnologias de gestão pela Rede de Consultores Internos do Estado.

Os Assessores de Planejamento e Gestão do Estado tiveram ainda no Seminário a oportunidade de conhecer os cases de sucessos da implemetação do Gerenciamento de Processos no CEPRED – Centro de Prevenção e Reabilitação da
Pessoa com Deficiência, Apresentado por Marcela Nogueira e Normélia Quinto dos Santos Diretora do CEPRED e da implementação exitosa Planejamento Estratégico e da Gestão dos Projetos na SAEB, apresentados por Antônio César Rodrigues. A apresentação dos cases serviu para demonstrar que é possível implementar as tecnologias de gestão nas diversas unidades do Estado, em condições semelhantes às apresentadas.

Fonte: SAEB/ASCOM
Data de publicação: 25 de agosto de 2017
Fonte: SAEB/ASCOM
Créditos das Fotos: Diretoria de Afiliação